ASSINE
search button

FMI reduz previsão de crescimento do Brasil

Compartilhar

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu a sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2012 para baixo, de 3,6% para 3%. A previsão para o ano que vem recuou de 4,2% para 4%.

As projeções foram divulgadas hoje no Panorama Econômico Mundial, documento do FMI que faz a análise da evolução da economia global. As projeções anteriores eram de setembro de 2011.

O FMI se mostra mais pessimista que o mercado financeiro brasileiro. A pesquisa Focus do Banco Central, que coleta expectativas dos analistas econômicos privados, acredita em uma expansão da economia de 3,3% em 2012 e de 4,25% em 2013.

Segundo o FMI, a economia brasileira teve um desempenho mais fraco do que se esperava no final do ano passado. O organismo esperava uma expansão de 3,8% para 2011 nas estimativas de Setembro. 

Segundo o relatório, outras economias emergentes também foram pior do que o esperado. “O crescimento em economias emergentes se desacelerou mais do que o projetado, possivelmente em decorrência de um efeito maior do que o esperado do aperto macroeconômico ou tendência de crescimento mais baixa”, afirma

O FMI acredita que as economias emergentes terão um crescimento mais fraco em 2012 e em 2013.