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McDonald's limita novas lojas a empreendedor franqueado

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O Brasil é um dos cinco países onde a rede americana de fast food McDonald's mais cresce no mundo. De acordo o Guia Oficial de Franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2011, a rede possui 616 restaurantes espalhados em todas as regiões do país. 

"Dos mais de 600 restaurantes que existem no Brasil, 75% são próprios e 25% franqueados", afirma Rogério Barreira, diretor do departamento de Operações e Franquias da Arcos Dourados no Brasil - operadora do McDonald's na América Latina. 

Os dados tornam tentador fazer a aquisição de uma franquia da marca, mas desde 2004 a companhia não abre essa possibilidade para novos empreendedores. Desde então, os restaurantes inaugurados são administrados pelos 61 empresários que já eram parceiros da marca. 

Segundo Barreira, a medida foi tomada para fomentar o desenvolvimento dos empreendedores que já faziam parte da rede. A decisão se aplica a todos os países da América Latina. "É um estímulo ao crescimento orgânico do sistema. Dessa forma damos condições para que os franqueados cresçam em conjunto com a operação da marca no país", explica. 

Apesar de receber muitos pedidos de interessados em novas franquias, o McDonald's afirma que não tem previsão de mudar o atual formato da operação. De acordo com Carlos Emílio Cavaliere Sartorio, franqueado e presidente da Associação Brasileira dos Franqueados McDonald's, as cláusulas contratuais da rede não permitem que a posse da franquia seja repassada a terceiros. 

"A companhia utiliza o conceito de franquia pessoal. No meu caso, por exemplo, havendo uma fatalidade a franquia pode ser repassada para a minha esposa ou a um dos meus filhos - desde que sejam aprovados pelo McDonald's. Também posso vender as minhas lojas para outro franqueado, mas desde que a negociação seja aprovada pela corporação", diz. 

Para Cavaliere, a medida foi uma maneira de controlar o crescimento da rede, que à época dava mostras de estar se tornando desorganizado. "Admitir um novo franqueado não cabe aos próprios franqueados. Acho que a corporação tomou essa decisão para homogeneizar o grau de maturidade das franquias", afirma. 

"Hoje, o empresário mais novo de casa tem onze anos de parceria com a rede. O grupo atual entende as mudanças e investimentos que precisam ser feitos nas lojas", diz ele. A Associação dos Franqueados estima que o número de lojas franqueadas continuará se expandindo. De acordo com o presidente da associação, nos últimos cinco anos foram abertos 40 novos restaurantes franqueados. 

O setor

O McDonald's atua no Brasil há 33 anos. Já sua primeira franquia foi aberta em 1987, em Brasília. Mas nem só de Big Macs vive o mercado de fast food de sanduíches. A companhia conta com concorrentes de peso no Brasil, como as redes Burguer King, Bob's, Giraffas, Habib's e Subway. O Bob's, por exemplo, tem 750 restaurantes em todo o país. 

Segundo pesquisa feita pela GS&MD - Gouvêa de Souza, consultoria empresarial especializada em varejo, marketing e canais de distribuição, até 2010 o setor de fast food representou 12% da participação de vendas da indústria alimentícia. Os outros 88% em participação estão divididos entre lanchonetes (11%), bares (13%), padarias (15%), restaurantes (23%) e demais segmentos (26%).