A rede de supermercados Carrefour fez um mega saldão de
vendas na internet do dia 1º de janeiro, chegando a divulgar descontos de até
50% nas mercadorias. Muitas pessoas compraram com o intuito de economia e
acreditaram fazer um bom negócio, mas foram surpreendidas no dia 2 de janeiro
ao perceber que a venda fora cancelada. Nesse momento, a promoção já havia sido
tirada do ar.
Em nota, a empresa informou: “O Carrefour.com.br informa que tomou ciência do caso e irá averiguar internamente, uma vez que a operação executada durante o Saldão 2012 seguiu os padrões de procedimentos adotados para este tipo de ação”.
De acordo com relatos publicados online, a empresa alegou problemas nos dados cadastrais para cancelar as compras. Segundo o site UOL Tecnologia, Carlos Coscarelli, assessor-chefe do Procon-SP, afirmou ter algo errado com a operação do site. Ele disse que no caso de recusa de crédito ou divergência de informações cadastrais, o Carrefour deveria ter informado o consumidor e o cancelamento só pode ocorrer somente se o consumidor não repassar novos dados solicitados pela empresa.
Assim, o desconto oferecido deve ser mantido. Coscarelli aconselhou os consumidores a fazerem reclamações no Proco, exigindo o cumprimento da operação publicada.
O administrador de fazendas Jonatas Costa Martins, 41, foi um dos compradores que afirmou ter sido prejudicado pelas ofertas anunciadas no domingo. Ele contou ter comprado 11 itens, mas apenas os quatro de menor valor foram aprovados. Os e-mails que informavam sobre o cancelamento só foram recebidos no dia seguinte.
Martins adquiriu pelo site um notebook Dell de R$ 1.139, mas a operação foi cancelada sob alegação de problemas cadastrais. Um atendente da rede de supermercados lhe disse que ele poderia tentar comprovar as compras com o boleto, mas no cartão seria impossível de manter os descontos.