Wall Street fecha em alta, estimulada por dados dos EUA

A Bolsa de Nova York fechou nesta terça-feira em alta, estimulada por dados positivos sobre consumo nos Estados Unidos e a esperança da formação de um governo na Itália. O Dow Jones subiu 0,14% e o Nasdaq, 1,09%.

Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 17,18 pontos, a 12.096,16, e o Nasdaq, dominado pelo setor tecnológico, 28,98 pontos, a 2.686,20.

O índice ampliado Standard & Poor''s 500 subiu 0,48% (6,03 pontos), a 1.257,81 pontos.

Hesitantes pela manhã, os índices de Wall Street operaram claramente para cima após o anúncio na Itália da visita do ex-comissário europeu Mario Monti na quarta-feira pela manhã ao presidente Giorgio Napolitano para aceitar o cargo de primeiro-ministro.

Após ter se reunido com os grandes partidos e os agentes sociais, ele se disse convencido de que o país "irá superar a difícil fase atual".

"Isso reforça as esperanças de mudança" na Itália, opinou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital.

Por outro lado, as vendas varejistas aumentaram 0,5% em outubro nos Estados Unidos, o que significa uma desaceleração, mas continuam sendo melhores que o previsto. Em reação, os economistas do Morgan Stanley revisaram para cima suas previsões de crescimento do país no quarto trimestre deste ano, a 3,5% no ritmo anual, contra 3,3% anteriormente.

Essas novidades reconfortaram os investidores e permitiram superar as novas tensões no meercado de dívida da Zona Euro.

A Espanha não conseguiu seu objetivo de obter 3,5 bilhões de euros em títulos de dívida, apesar das taxas de mais de 5% de 12 a 18 meses. As dificuldades da Espanha de obter financiamento reforçaram os temores de um contágio da crise para outros países muito endividados, provocando uma alta das taxas espanholas, francesas e italianas.

O mercado de títulos públicos fechou a terça-feira com uma pequena queda. O rendimento dos bônus do Tesouro de 10 anos subiram para 2,057%, contra 2,043% na segunda-feira e os títulos de 30 anos caíram para 3,097%, contra 3,092%.