A pesquisa envolveu pessoas de 18 a 65 anos ou mais, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$ 500 a R$ 12.700 ou mais, moradoras das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, sendo que dentro da região Sudeste, os Estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os aparelhos com tamanhos entre 26 e 29 polegadas são os mais encontrados nos domicílios, e compõem 44% do total da pesquisa. A marca mais comprada nos modelos de TV com tubo é a Philips seguida por Semp Toshiba, e em TV Flat é a LG seguida por Samsung.
A pesquisa da CVA Solutions também apontou que a Casas Bahia é o estabelecimento onde as pessoas mais compraram suas TVs, e detém 19% do total de vendas das TVs com tubo e 14% das vendas das TVs Flat.
A CVA Solutions avaliou o Valor Percebido (Custo-Benefício) das marcas de TV. No que diz respeito a Custos, foram avaliados custo de consumo de energia elétrica, custo de manutenção e preço de compra do aparelho. Já com relação aos Benefícios, questões como durabilidade da TV, rede de assistência e manutenção, facilidade do uso, qualidade da imagem, reputação e fama da marca, tecnologia avançada, qualidade do som e estética e design da TV são os atributos principais.
Para os consumidores de TV com tubo, a marca com maior Valor Percebido foi Semp Toshiba, seguida por LG, Philips, Samsung e Sony. Já para os consumidores de TV Flat, a marca com maior Valor Percebido foi a Sony, seguida por Samsung, Semp Toshiba, AOC e LG.
A CVA Solutions analisou qual marca tem consumidores mais fiéis no momento de recompra do aparelho. Sony, Semp Toshiba e Philips têm os consumidores mais leais nas TVs de tubo, que atualmente têm televisores destas marcas e optaram por elas para recompra futura. Dentre os que possuem TV Flat, a Sony, Semp Toshiba e Samsung tem os consumidores mais fieis, que escolheriam a marca no momento da recompra.
As marcas com maior força, ou seja, maior capacidade de atrair consumidores (atração menos rejeição) para quem tem TV com tubo são: Philips, Semp Toshiba, Sony, LG e Samsung. Já para os consumidores que tem TV flat são: Sony, LG, Samsung, Philips e Semp Toshiba.
(Redação - Agência IN)