30% das empresas ainda não têm certificado digital

SÃO PAULO, 26 de julho de 2010 - Levantamento da Serasa Experian mostra que cerca de 30% das empresas abrangidas por instruções normativas da Receita Federal ainda não estão com o certificado digital em mãos para fazer a entrega, na próxima sexta-feira, 30 de julho, de suas declarações com base no lucro real, arbitrado e presumido, (como, por exemplo, DIPJ). São aproximadamente 420 mil empresas.

"Até o momento, 70% das 1,4 milhão de empresas que necessitam do certificado digital para o cumprimento dessa obrigação fiscal já o providenciaram, e reforçamos que as empresas que ainda não o fizeram, nos procurem o mais rápido possível, para que possamos atendê-las dentro de sua maior conveniência e com qualidade", alerta Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

Como Autoridade Certificadora, a Serasa Experian recomenda o certificado tipo A3 para a entrega das declarações, pela sua melhor relação custo/benefício para as empresas. A emissão do certificado é um processo simples e rápido, mas, por regulamentação oficial, requer a presença física de seu titular. Por isso é necessário que as empresas providenciem a solicitação de seu certificado o quanto antes, a fim de terem à disposição datas e horários convenientes para a emissão.

O levantamento da Serasa Experian para estimar o número de empresas que ainda não têm o certificado digital para a entrega das declarações é feito com base no cruzamento de informações de seu banco de dados sobre empresas com números de certificados emitidos pela própria Serasa Experian, e ponderado de acordo com sua participação no mercado de certificado digital.

Por meio do site https://loja.certificadodigital.com.br/serasa/, ou do telefone 0800-773-7728, as empresas podem fazer a solicitação de seu certificado digital e agendar local e data para emissão. A Serasa Experian mantém postos de atendimento em todo o país.

(Redação - Agência IN)