BCE anuncia esta semana emissão de depósitos

SÃO PAULO, 17 de maio de 2010 - É esperado em breve que o Banco Central Europeu (BCE) comece a emitir os depósitos a prazo para drenar a liquidez extra nos mercados criados por suas compras especiais de títulos do governo da zona do euro. Isto significa que o BCE irá "recolher" dinheiro temporariamente de bancos e pagar juros sobre os fundos. O anúncio está para vir esta semana.

"A fim de restaurar a credibilidade como combatente da inflação, é provável que o BCE esterilize a liquidez extra a partir da compra de ativos rapidamente", disse Juergen Michels, chefe do Citigroup.

Isto implica a emissão de títulos do BCE para reabsorver o dinheiro, um processo que o BCE recomenda a para limitar os efeitos inflacionários.

"O BCE tem um número de instrumentos disponíveis, começando com as instalações de depósito, outros instrumentos vão vir", disse Ewald Nowotny, diretor do BCE, em um evento em Berlim nesta segunda-feira.

O BCE, na semana passada, pela primeira vez, começou a intervir no mercado da zona euro na dívida soberana para restaurar a confiança dos investidores em obrigações emitidas por governos da zona do euro. "Nesta fase, faremos o que for necessário", afirmou Jean-Claude Trichet, presidente do BCE.

(Redação com agências internacionais - Agência IN)