ASSINE
search button

Enquanto aguardam Copom, inflação centra atenção

Compartilhar
SÃO PAULO, 16 de março de 2010 - Enquanto aguardam a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em relação ao rumo da taxa Selic, os agentes financeiros monitoram os novos dados de inflação. Na BM&FBovespa as projeções de juros embutidas nos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) operam sem muitas oscilações. Há pouco, o DI com vencimento em janeiro de 2011 projetava taxa anual de 10,52%, ante 10,51% do ajuste anterior. Janeiro de 2012 registrava juro de 11,63%, ante 11,62% da véspera.

Nesta manhã a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 15 de março registrou inflação de 0,93%, com acréscimo de 0,03 ponto percentual na comparação com a apuração anterior. A nova aceleração foi puxada pela alta do grupo alimentação (+2,42%), reflexo da alta de hortaliças/legumes e frutas. O dado superou o teto das expectativas (0,60% à 0,92%, mediana em 0,70%) O fim das liquidações reverteu a queda do grupo vestuários, destaque para o arrefecimento dos grupos transporte e educação.

Começa hoje a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir o rumo da taxa Selic, fixada em 8,75% ao ano. Diante das incertezas em relação à inflação e atividade doméstica os investidores seguem divididos. A dúvida é se o colegiado do Banco Central (BC) irá subir os juros neste mês ou abril. Para a equipe econômica da Gradual Investimentos o Comitê deve começar o ciclo de aperto monetário já nessa reunião com alta de 0,50 ponto percentual.

No front externo, o Comitê Federal para o Mercado Aberto (Fomc) anuncia sua decisão sobre taxa de juros. O mercado aposta na manutenção da taxa na faixa de zero e 0,25% e como essa decisão é amplamente esperada, os players voltam seus olhares para o comunicado, no qual o Fomc poderá trazer uma descrição da economia e qualquer mudança em sua política de compra de Treasuries.

(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)