Confiança do consumidor japonês cai para 37,6 pontos em dezembro

SÃO PAULO, 19 de janeiro de 2010 - O Índice de Confiança do Consumidor no Japão recuou em dezembro de 2009 para 37,6 pontos ante 39,5 pontos observados no mês de novembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Social econômica do gabinete oficial do governo japonês (Cabinet Office).

No entanto, houve expressiva melhoria na comparação com o mesmo período de 2008, quando o índice apresentava 26,2 pontos, reflexo do auge da crise econômica e da recessão japonesa.

De acordo com os dados, o crescimento da renda japonesa também teve queda, ficando em 36,1 pontos em dezembro, após ter registrado 37,7 pontos em novembro, recuo da ordem de 1,6 ponto.

Em contrapartida, o consumidor japonês está um pouco mais disposto a comprar bens duráveis. Em novembro, o índice estava em 44,8 pontos e avançou no mês seguinte para 45,1 pontos.

O índice de confiança do consumidor tem por base pesquisa sobre as expectativas para a atividade econômica e não inclui residências com apenas um habitante, estrangeiros, estudantes e residências institucionais. Quanto maior o índice de confiança do consumidor a possibilidade de crescimento é tangível, enquanto queda pode indicar baixa atividade econômica.

(SV - Agência IN)