Seguros: BB em nova aliança com Icatu

Jornal do Brasil

BRASÍLIA - Consolidar a liderança na área de capitalização é uma das metas da aliança estratégica firmada pelo Banco do Brasil com a Icatu Hartford. O anúncio foi feito quarta-feira, no Rio de Janeiro, pelo vice-presidente de Novos Negócios de Varejo do BB, Paulo Rogério Caffarelli, e indica que a participação no mercado nacional do Banco do Brasil subiu de 22,6% para 30,6%.

A aliança permitirá ao Banco do Brasil elevar de 49,99% para 74,99% sua participação no capital total da Brasilcap. No capital votante, o BB terá participação de 49,99%, enquanto a Icatu ficará com o controle acionário da nova empresa, somando 50,01% das ações com direito a voto. A participação da Icatu passará de 16,67% para 25,005%.

O BB já informou aos demais sócios privados na Brasilcap (Sul América Capitalização e Aliança da Bahia, cada uma com 16,67% do capital), além dos sócios minoritários (que detêm 0,87%), a intenção de adquirir suas participações acionárias. Caffarelli não quis, contudo, comentar o valor desse investimento. O acordo com a Icatu tem 60 dias para entrar em vigor.

A operação dá sequência ao processo de reorganização societária da área de seguridade, previdência complementar aberta e capitalização do BB. A ideia, a partir da aliança firmada com a Icatu, é elevar a participação da área de seguridade no resultado recorrente do BB de cerca de 10% para 30%. Caffarelli lembrou que a participação já atingiu 15% do resultado recorrente do banco em julho do ano passado.

A integração vai aproveitar a liderança e a experiência da Icatu no segmento de empresas de capitalização não vinculadas a bancos de varejo. A Icatu tem cerca de 10 mil corretores. Do lado do BB, a vantagem é a capilaridade da instituição, representada por mais de 5,5 mil agências espalhadas por todo o país. A expectativa é de que, com grupo mais consolidado, a gente possa ter uma atuação mais efetiva e antecipar tendências , disse Caffarelli.

A presidente da Icatu Hartford, Kati de Almeida Braga, destacou que desde 1995, quando fundou a Brasilcap em sociedade com o BB, a parceria entre as duas empresas tem sido virtuosa . A expectativa dela é de crescimento no mercado brasileiro de capitalização. A Brasilcap é líder do setor desde o seu primeiro ano de vida, lembrou Caffarelli.

A aliança prevê que toda a comercialização dos produtos de capitalização gerados pela nova empresa será efetuada de maneira exclusiva por meio dos canais de distribuição do BB durante os próximos 20 anos.