Estoques de minério importado na China recuam 1%

REUTERS

REUTERS - Os estoques de minério de ferro importado nos principais portos da China caíram 1% na semana que terminou na sexta-feira, e estão 5% abaixo do volume registrado há um mês, antes do feriado de uma semana no país no início de outubro, disse a consultoria Mysteel na sexta-feira.

A produção de aço bruto e a produção e importação de minério de ferro atingiram níveis históricos de alta em setembro, e esses níveis devem ser igualados neste mês, refletindo a demanda acentuada no maior consumidor de aço do mundo, mas também provocando temores de excesso de oferta.

Os preços do minério de ferro na Ásia subiram devido a compras moderadas chinesas, enquanto alguns exportadores indianos evitaram os negócios apostando em preços mais altos, disseram traders e exportadores na quinta-feira.

Do total de 68,7 milhões de t de reservas de minério de ferro, 23,93 milhões de t são provenientes da Austrália, 19,58 milhões de t do Brasil e 12,8 milhões da Índia, disse a Mysteel, citando números obtidos junto aos portos.