OGX contrata sua 5ª sonda para perfurações em Santos e Campos

REUTERS

RIO DE JANEIRO - A OGX, braço de petróleo do grupo do empresário Eike Batista, informou nesta sexta-feira que contratou a sua quinta sonda de perfuração em área marítima, a Ocean Star, com capacidade para perfurar até 7.600 metros em lâmina d'água de 1.500 metros.

- A sonda será utilizada prioritariamente nas perfurações das bacias de Campos e Santos e estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2010 pelo período de um ano, podendo ser estendido por mais um ano - informou a OGX em um comunicado.

A companhia explicou que a contratação foi motivada por 'expectativas positivas quanto ao potencial de nossos prospectos evidenciadas a partir da análise dos novos dados sísmicos 3D, assim como do sucesso da campanha de perfuração ora em andamento'.

A empresa noticiou esta semana que o poço furado na bacia de Campos, o OGX-1, tem um volume estimado de reservas recuperáveis entre 500 milhões e 1,5 bilhão de barris. No início do mês, a OGX informou que encontrou indícios de hidrocarbonetos no bloco BM-S-29, localizado em águas rasas da bacia de Santos, mas ainda não há estimativa de volume.

A OGX é a maior companhia privada brasileira que atua no segmento de petróleo e gás natural do país e participou da nona rodada de licitações do governo brasileiro, em 2007. Em junho de 2008 a empresa captou recursos na ordem de 6,7 bilhões de reais em sua oferta pública de ações.

A empresa possui um total de 29 blocos no país, sendo 22 no mar e sete em terra.