ASSINE
search button

Lula diz que economia sobrevive graças aos mais pobres

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que os dados sobre o crescimento do Produto Interno Interno Bruto (PIB), divulgados pela manhã, mostram que a economia brasileira está se recuperado dos reflexos da crise financeira internacional.

- O PIB de hoje demonstra também que ele só caiu do jeito que caiu por que uma parte da sociedade brasileira entrou e pânico, porque acreditou mais nas manchetes de jornais do que naquilo que falávamos que ia acontecer neste país - disse ao discusar em cerimônia em Ipojuca, (PE).

Os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que economia brasileira cresceu 1,9 % no segundo trimestre do ano na comparação com o resultado dos três meses anteriores.

Lula reafirmou que o Brasil estava mais bem preparado do que os países considerados desenvolvidos para enfrentar a crise e lembrou o pronunciamento que fez em dezembro, em que pedia para a população continuar a consumir.

- Graças ao povo brasileiro e, sobretudo, a parte mais pobre desse país, a economia sobreviveu com o comércio crescendo praticamente durante 23 meses seguidos.

Lula destacou também que o governo não teve medo de investir .

- O governo, ao invés de ficar com medo como das outras vezes e fazer mais superavit primário, decidimos aumentar as verbas do PAC Programa de Aceleração do Crescimento e a palavra de ordem era não parem o investimento.

Os números divulgados hoje pelo IBGE mostram que a economia brasileira cresceu 1,9 % no segundo trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre de 2008, o PIB teve queda de 1,2%. Na taxa acumulada nos quatro trimestres terminados em junho, o crescimento do PIB foi de 1,3 em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No acumulado do primeiro semestre de 2009, a soma das riquezas produzidas no país caiu 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Ipojuca (PE) , no Estaleiro Atlântico Sul, Lula participou da cerimônia do batimento da quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, subsidiária da Petrobras, no setor de logística e transporte de combustível. O Promef faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ato simboliza o início da montagem do navio.

Antes, o presidente participou, também no Porto de Suape, em Ipojuca, da inauguração do Cais 5, construído para reforçar a infraestrutura do porto e atender ao crescimento da demanda do pólo industrial do Nordeste.