O FTSE-100, de Londres, caiu 0,33%, aos 4.987 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,37%, aos 5.594 pontos e o CAC-40, de Paris, recuou 0,05%, para 3.705 pontos.
O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra decidiu manter a taxa básica de juros da região em 0,5% ao ano. A autoridade monetária afirmou que continuará com seu programa de aquisição de ativos, totalizando 175 bilhões de libras esterlinas, financiado mediante a emissão de reservas do banco central.
Já na Itália, a economia teve contração de 0,5% no segundo trimestre, frente ao trimestre anterior, puxada por declínios nas exportações, nos investimentos e nos estoques, que contrabalançaram altas nos gastos do governo e do consumo.
Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) previu um período de estabilização e uma recuperação da atividade econômica da zona do euro muito gradual nos próximos meses. Em seu boletim mensal de setembro, publicado hoje, o BCE considera que "a significativa contração na atividade econômica acabou e é agora seguida por um período de estabilização e uma recuperação muito gradual".
Já na França, a produção industrial mostrou um crescimento bastante fraco em julho, com avanço de 0,1% sobre junho, bem abaixo da previsão do mercado de 0,7%.
Entre as empresas, a montadora norte-americana General Motors (GM) decidiu vender sua filial alemã Opel à companhia canadense Magna. As ações da empresa alemã subiram 41,29%, em Frankfurt.
(Sérgio Toledo - Agência IN)