Durante o encontro ficou definida a impressão de 100 mil folhetos, com versões em português, inglês e espanhol, que serão distribuídos em hotéis, Agrishow, aeroporto e rodoviária, com o objetivo de orientar a população e visitantes sobre os principais sintomas, prevenção, e orientação para atendimento.
A partir desta quarta-feira, na Agrishow, haverá também um estande especial para orientar as delegações do México, Canadá e Estados Unidos e obter dados sobre os visitantes como forma de prevenção, mesmo sabendo que estas delegações já foram avaliadas no aeroporto em São Paulo.
O conteúdo dos folhetos partiu de um consenso entre representantes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado, membros da USP, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Instituto Adolfo Lutz e Secretaria Municipal da Saúde.
O grupo informou que,em caso de pandemia da gripe suína, o Hospital das Clínicas possui três leitos de isolamento respiratório, seguindo os padrões internacionais, e 16 leitos de retaguarda, localizados no campus local da USP, para o atendimento de infectados.
A Secretaria Municipal da Saúde também disponibiliza o telefone 0800.770.11.60 para orientar a população e também registrar as pessoas que estiveram fora do País nos últimos dez dias e que possam ter visitado áreas endêmicas. Diante de qualquer sintoma suspeito, a Secretaria Municipal da Saúde pede que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Dárcy Vera afirmou que, mesmo não existindo nenhum caso confirmado no Brasil, apenas suspeitos, a situação é preocupante e ela tem como dever agir de forma preventiva. A prefeita aproveitou para lembrar às pessoas com mais de 60 anos que não deixem de tomar, gratuitamente, a vacina contra a gripe, em qualquer unidade de Saúde.
(InvestNews)