"A afirmação dos ratings nacionais reflete a experiência e o bom desempenho do BMG no concorrido segmento de crédito consignado (consignado), financiado através de uma base ampla de acordos de cessão com grandes conglomerados financeiros, fundos de recebíveis (FIDCs) e emissões externas a prazos mais compatíveis com o crédito. Estas fontes têm lhe permitido equilibrar o fluxo de caixa e explorar a forte originação no consignado. No entanto, os ratings ainda retratam a postura agressiva no desenvolvimento de negócios, visto a elevada alavancagem no crédi to, e o fato de ser um banco de nicho, com concentrações típicas e mais suscetível às oscilações da economia", diz a nota.
Ainda de acordo com comunicado, o principal risco do BMG é a alta alavancagem no crédito, uma das maiores entre os bancos analisados pela Fitch, porém, beneficiada pela substancial carteira cedida. O total de crédito, incluindo cessões, representava altos 7,0 vezes o patrimônio líquido (PL) em dezembro de 2008, contra 9,4 vezes em dezembro de 2007.
"Em abril de 2008, os acionistas capitalizaram o banco com os recursos de uma linha de BRL600 milhões em cinco anos. Este aporte lhe permitiu melhorar a flexibilidade financeira e elevou o índice de capital regulatório para 15,6% em dezembro de 2008 ou 14,1%, quando ponderado à carteira total", diz.
(Redação - InvestNews)