ASSINE
search button

Bolsas da Europa fecham em alta pela sexta semana consecutiva

Compartilhar

REUTERS

PARIS - As bolsas de valores da Europa terminaram em alta pela sexta semana consecutiva nesta sexta-feira, com os bancos em valorização após a divulgação dos resultados trimestrais do Citigroup e da General Electric, que vieram melhores do que o esperado.

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, subiu 1,58%, para 814 pontos, superando maior patamar de fechamento em mais de dois meses. Ao longo da semana, o indicador ganhou 4,3%.

Os bancos se fortaleceram depois do Citigroup divulgar receita de US$ 24,8 bilhões e prejuízo de 0,18 dólar por ação no primeiro trimestre. Estimativas apontavam, em média, perdas de 0,30 dólar por ação e receita de US$ 21,7 bilhões.

As ações do Citigroup, porém, recuavam 2,7% em Wall Street, pressionadas por comentários da instituição indicando que a deterioração do crédito a consumidores continua preocupante. No entanto, os bancos na Europa se valorizaram alimentados por esperanças de que o pior momento para o setor já passou.

BNP Paribas, Barclays, Deutsche Bank, Lloyds, Royal Bank of Scotland e UBS saltaram entre 4,6% e 16,61%.

- O que isso mostra, e ao que o mercado está reagindo diretamente, é que o segmento bancário é muito lucrativo se você tirar todas as coisas bobas, como os derivativos tóxicos - afirmou David Evans, analista de mercado da BetOnMarkets.com. - Se atua como intermediário em coisas como renda fixa e câmbio, o setor é extremamente lucrativo - explicou.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,98%, a 4.092 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 1,46%, para 4.676 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 subiu 1,77%, para 3.091 pontos.

Em Milão, o índice Mibtel encerrou em alta de 1,7%, a 14.619 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou valorização de 1,76%, para 9.030 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 ganhou 1,71%, a 6.783 pontos.