Petrobras será uma das maiores produtoras até 2020, diz Gabrielli

Agência Senado

BRASÍLIA - O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, detalhou para os senadores das Comissões de Assuntos Econômicos e de Serviços de Infraestrutura quais são os planos estratégicos e de comércio da empresa para os próximos cinco anos, motivo de sua participação na audiência.

Ele informou que durante o período (2009-2013) a empresa pretende investir US$ 174 bilhões (aproximadamente R$ 391,5 bilhões) e que esses valores serão captados, em grande parte por meio de financiamentos. Gabrielli assegurou, porém, que o endividamento decorrente dessas operações não será problema para a Petrobras, pois a empresa se prepara para consolidar-se como uma das três maiores produtoras mundiais de petróleo e de outros combustíveis já na próxima década.

Para isso, disse ele, a empresa trabalha em várias frentes de melhoria, como a redução de custos da contratação de empresas auxiliares, a expansão da produção a partir da exploração das áreas de petróleo já descobertas no país, e em investimento no conjunto de refinarias.