Produção industrial cai 1,8% em dezembro

SÃO PAULO, 10 de fevereiro de 2009 - A produção industrial na França registrou queda de 1,8% em dezembro frente a novembro, quando a atividade caiu 2,8%, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (IMSEE). As grandes responsáveis pelo recuo na indústria foram as fortes perdas nos setores automobilístico e de bens intermediários.

A produção de veículos, afetada pela crise mundial, caiu 7,7% em dezembro, depois de registrar queda de 10% no mês anterior.

No último trimestre de 2008, marcado pelo encerramento de várias linhas de montagem e o desemprego, a produção francesa de automóveis caiu 32,5%, ante o terceiro trimestre de 2008.

O setor de bens intermediários, grande abastecedor da indústria automobilística, caiu 7,6% em dezembro, depois de ter caído 6,2% em novembro.

A produção industrial total caiu 6,7%, no último trimestre de 2008, na comparação com os três meses anteriores e 9,3% na comparação com o mesmo período de 2007, de acordo com dados do INSEE.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)