REUTERS
BRASÍLIA - O Brasil registrou em dezembro do ano passado um déficit em transações correntes de 2,922 bilhões de dólares, o que levou as contas externas brasileiras a encerrarem o ano com um déficit de 28,3 bilhões de dólares --o primeiro resultado negativo anual desde 2002.
O dado, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, veio em linha com o esperado pelo mercado, mas os investimentos diretos superaram os prognósticos da própria autoridade monetária.
Os investimentos estrangeiros diretos no país somaram 8,117 bilhões de dólares no mês passado, frente a uma projeção de 3,1 bilhões de dólares feita pelo BC há um mês. Em dezembro de 2007, esses investimentos foram de 886 milhões de dólares.
Em 2008 como um todo, esses investimentos no país somaram 45,060 bilhões de dólares, um recorde histórico, frente a um fluxo de 34,585 bilhões de dólares de 2007.
No mês passado, as remessas líquidas de lucros e dividendos somaram 3,146 bilhões de dólares, pouco acima dos 3,120 bilhões de dólares remetidos em dezembro de 2007. No acumulado de 2008, as remessas totalizaram 33,875 bilhões de dólares, ante 22,435 bilhões de dólares em 2007.
Analistas consultados pela Reuters esperavam um déficit em conta corrente de 2,85 bilhões de dólares em dezembro, de acordo com a mediana de 10 projeções. As estimativas variaram de um déficit de 2 bilhões de dólares a um déficit de 3,8 bilhões de dólares.
Em dezembro de 2007, as contas externas brasileiras tiveram um déficit de 498 milhões de dólares. Naquele ano, como um todo, a conta fechou com saldo positivo de 1,551 bilhão de dólares.
Em 12 meses até dezembro, o déficit em transações correntes correspondeu a 1,78 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante 1,65 por cento do PIB em 12 meses até novembro.