ASSINE
search button

BoK reduz taxa básica de juros em 0,25% na Coréia do Sul

Compartilhar
SÃO PAULO, 7 de novembro de 2008 - O Banco da Coréia do Sul (BoK, central) anunciou hoje uma redução na taxa básica de juros para estimular a economia. O corte foi de 0,25 ponto percentual, para 4% ao ano, o nível mais baixo desde fevereiro de 2006.

Esta é a terceira redução em menos de um mês na taxa básica sul-coreana e tem como objetivo impedir que a crise no sistema financeiro mundial afete a economia local.

No dia 27 de outubro, o BoK anunciou um corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, o maior já realizado no país asiático, para 4,25% ao ano. Antes disso, no dia 9 de outubro, a autoridade monetária sul-coreana reduziu o juro em 0,25 ponto percentual, para 5% ao ano.

"A crise financeira mundial prejudica a atividade da economia real. A demanda doméstica permanece em queda e as exportações mostram sinais de diminuição", disse Lee Sung-kwon, economista do Goodmorning Shinhan Securities Co, em entrevista à agência de notícias Yonhap.

"A redução acumulada da taxa básica de juros, somada aos pacotes de estímulos econômicos do governo, terão um efeito coordenado na economia", acrescentou Lee Sung-kwon.

(Redação - InvestNews)