REUTERS
NOVA YORK - A agência de hipotecas Freddie Mac superou uma barreira-chave nesta sexta-feira para levantar capital necessário para ajudar a enfrentar suas crescentes perdas, após o Wall Street Journal informar que a gigante do setor de hipotecas está considerando vender aproximadamente 10 bilhões de dólares em ações.
A empresa apresentou documentação preliminar à comissão de valores norte-americana (SEC, na sigla em inglês), dando o primeiro passo para captar 5,5 bilhões de dólares. A aprovação da SEC pode vir ainda nesta sexta-feira.
As ações da Freddie Mac e sua rival, a Fannie Mae, subiam pelo terceiro dia consecutivo, a 5,8 por cento e 11 por cento, respecticamente.
Com o mercado imobiliário passando pelo seu pior momento desde a Grande Depressão, parlamentares e reguladores têm cada vez mais apostado na Freddie Mac e na Fannie Mae, que juntas representam mais de 5 trilhões de dólares em hipotecas nos Estados Unidos, como possíveis estabilizadoras da situação.
- Este é nosso registro para formalmente ofertar nossas ações ordinárias - afirmou um porta-voz da McLean.
- O momento mais adequado para levantar capital, que incluem ações preferências e ordinárias, depende das condições do mercado e da aprovação dos diretores da Freddie Mac - acrescentou.
Na documentação, a Freddie Mac afirmou que esperar "agir" para manter seu capital acima do mínimo requerido.
- Nós continuamos a revisar e considerar alternativas para gerenciar nosso capital incluindo a emissão de ações em quantias substanciais, reduzindo nosso dividendo ordinário e limitando o crescimento ou reduzindo o tamanho do nosso portfólio retido - disse ele.