Publicidade

Negócios e Marketing

Técnica de produtividade pode reduzir a ociosidade e melhorar desempenho de funcionários

Aumentar a produtividade de funcionários e reduzir os tempos dos processos talvez sejam os maiores desafios das empresas do mundo todo. A ocios...

Fonte: Freepik
Credit...Fonte: Freepik

Aumentar a produtividade de funcionários e reduzir os tempos dos processos talvez sejam os maiores desafios das empresas do mundo todo. A ociosidade de colaboradores no ambiente de trabalho é um ponto que preocupa gestores de empresa.

Ainda hoje, muitos empreendedores buscam alternativas para criar um ambiente favorável para seus funcionários para que os resultados sejam cada vez melhores.

Com o advento da tecnologia, muitas pessoas tiveram que se adaptar a essa realidade da rapidez, por isso, muitas técnicas vêm surgindo para aperfeiçoar processos. O que talvez você não saiba é que existe uma técnica antiga e simples que, já utilizada por grandes empresas, pode ser a virada de chave que você precisa fazer.

Talvez você já tenha se deparado com esta técnica em algum lugar, o Kanban. Este é um sistema ou uma metodologia visual para aumentar a produtividade de trabalhadores, visando a organização e diminuição de tempo gasto para execução de cada tarefa.

Desenvolvida pela Toyota, a técnica foi inicialmente utilizada para melhorar as linhas de produção, no entanto, tornou- se algo tão interessante e com resultados fantásticos que ficou conhecida em todo o meio empresarial e hoje é muito utilizada para otimizar processos e melhorar o rendimento de colaboradores.

Como é o Kanban?
O Kanban board ou quadro Kanban é composto por um sistema de etiquetas que gerenciam as atividades que devem ser feitas, as que estão em execução e as concluídas. As etiquetas ou cartões, são coloridas(os) e, no quadro físico, são colocadas pelos famosos “post-its” para sinalizar as tarefas.

O início do Kanban
A inspiração para a criação da técnica foi um pouco inusitada. O engenheiro Taiichi Ohno, que era da Toyota, tomou como base a organização dos produtos nos supermercados. Sim, é exatamente isso que você leu.

Taiichi percebeu que os supermercados gerenciavam um estoque de uma forma muito simples, de maneira que eles deixavam estocados um volume suficiente de produto que fosse suficiente para a demanda deles.

O que é preciso para colocar em prática?

Se você não tem a mínima noção sobre o Kanban, talvez esteja se perguntando como uns cartões pequenos e coloridos podem melhorar o desempenho e reduzir a ociosidade de trabalhadores.
A ideia é ser o mais simples possível, utilizando um material também fácil de achar e que pode ser encontrado no próprio local onde são desempenhadas as tarefas.

O quadro Kanban deve ser composto por alguns elementos, são eles:
Primeiramente o quadro, o cartão, a colunas de tarefas e o checklist. Para entender melhor cada um deles, confira os detalhes

1)O quadro
O quadro é elemento essencial, pois é nele que serão desempenhadas a postagem das tarefas e o acompanhamento da execução

2)O cartão
Outro elemento imprescindível. Com os cartõezinhos em mãos, é possível escrever e criar as tarefas nos locais indicados

3)Colunas
As colunas ditam as regras do jogo. Cada coluna refere-se a uma etapa da tarefa, atividade ou projeto. As colunas mais comuns são (A fazer, em execução e feito). É claro que cada empresa pode colocar mais colunas de acordo com as especificidades do seu projeto e processo, mas é importante lembrar que a ideia do Kanban é a simplicidade.

Benefícios do Kanban

Não à toa, a técnica Kanban é muito utilizada por empresas do mundo todo, inclusive, tendo sido levada para o ambiente virtual. Atualmente, diversas ferramentas online de produtividade apostam na técnica para ajudar empresários a organizar seus processos.

Dentre os principais benefícios do uso do quadro kanban, a redução da ociosidade dos funcionários e a simplicidade se destacam.

Quando os colaboradores ou funcionários são estimulados pela técnica, a produtividade aumenta e o tempo de ócio é reduzido, e isso faz com que a equipe esteja mais motivada. O quadro Kanban faz as pessoas se comprometerem com aquilo que devem desempenhar. Se houver uma boa gestão das atividades a serem desempenhadas, sem dúvida, haverá notória diferença na performance do grupo no projeto.

A simplicidade é outro ponto importante de se destacar, afinal, é uma técnica que gasta bem pouco e que pode ser usada por qualquer pessoa, sem complicações.

Se está em busca de uma nova maneira de aumentar os níveis de produtividade, seja de maneira pessoal ou para sua empresa, o Kanban pode ser o que você precisa neste momento.