A Volkswagen lança sua primeira bicicleta elétrica no Brasil. A opção homologada pela montadora alemã tem peças de origem chinesa e custa R$ 11,5 mil na rede concessionária.
O modelo com estilo “montain bike” faz parte da estratégia de eletrificação da marca para o mercado nacional.
Seu lançamento ocorre junto com o do hatch Golf GTE, híbrido plug-in (pode ser recarregado na tomada) que começa a ser vendido neste mês por R$ 200 mil.
De acordo com a Volkswagen, a bicicleta atinge a velocidade máxima de 25 km/h sem que o ciclista precise fazer esforço. A bateria incorporada ao quadro permite uma autonomia de 30 quilômetros. Se a energia se esgotar, basta seguir em frente pedalando.
A montagem é feita pela empresa General Wings, especializada em bikes elétricas. Há um painel digital simplório e sistema de marchas.
O preço pedido pela Volkswagen é elevado diante da concorrência. Há opções semelhantes em potência e proposta vendidas por valores entre R$ 4.000 e R$ 7.000 no mercado nacional. A montadora afirma que sua bicicleta elétrica segue um processo rigoroso de homologação, o que justificaria a diferença.
Não é a primeira vez que a fabricante de carros se aventura pelo mundo do pedal no Brasil. A marca começou a oferecer bikes em 2016, quando pediu R$ 9.700 por um modelo convencional, sem motor elétrico e com rodas de 29 polegadas.
Outras fabricantes de carros investem em bicicletas. A Peugeot Cycles é uma das mais tradicionais no segmento, com modelos produzidos na França desde 1886. As opções com motor elétrico e estilo estradeiro custam por volta R$ 15 mil na Europa.
A americana Kent produz bikes com a marca Jeep, que são vendidas no Brasil. São modelos que não têm motor elétrico e custam aproximadamente R$ 2.000.
A Volkswagen oferece também uma patinete com autonomia para rodar até 20 quilômetros. O modelo atinge a velocidade máxima de 25 km/h e custa R$ 3.400 no Brasil.(Eduardo Sodré/FolhaPress SNG)