ASSINE
search button

Enel Brasil muda sede para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro

Além das áreas que atendem a holding, a empresa de renováveis do grupo, Enel Green Power, e de soluções, Enel X, mudam para nova sede. A distribuidora Enel Distribuição Rio permanece em Niterói

Reprodução do site da Construtora -
Edifício Aqwa Corporate
Compartilhar

A partir do primeiro semestre de 2021, a Enel Brasil mudará sua sede para o Rio de Janeiro. A empresa ficará sediada no prédio AQWA Corporate, no Porto Maravilha, região que passa por uma transformação e vem atraindo não apenas empresas, mas também tem se apresentado como uma área turística. A mudança de prédio acompanha o crescimento do Grupo Enel no Brasil nos últimos anos. Além disso, a companhia está seguindo uma estratégia global de se instalar em edifícios com condições para obter a certificação Well, que busca melhorar o espaço de trabalho e bem-estar dos colaboradores.

Macaque in the trees
Edifício Aqwa Corporate (Foto: Reprodução do site da Construtora)

A Enel será uma das primeiras empresas do Brasil a ter escritórios nesse novo conceito Wellness. A empresa de energias renováveis do grupo, Enel Green Power, e de soluções, Enel X, também acompanham a mudança. Cerca de 1,3 mil colaboradores próprios e parceiros vão ocupar no total quatro andares, dos 21 existentes no edifício AQWA Corporate, desenvolvido pela Tishman Speyer, uma das proprietárias, desenvolvedoras, operadoras e gestoras de investimentos em imóveis de alto padrão do mundo. Já a distribuidora Enel Distribuição Rio permanecerá em Niterói e São Gonçalo.

“Em 2016 unificamos nossa marca, nos tornamos Enel no Brasil. Em 2017 compramos a CELG e a hidrelétrica de Volta Grande, em 2018, incorporamos a Eletropaulo, nos tornando a maior empresa privada em distribuição do Brasil. Atualmente também somos um dos líderes em geração eólica e solar no Brasil em capacidade instalada e portfólio de projetos no país. A mudança é um movimento importante e marca a consolidação do nosso crescimento recente no Brasil”, diz Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil. “Possuímos distribuidoras em quatro estados do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará), e optamos pela cidade do Rio de Janeiro por ser um local estratégico para o setor elétrico nacional, com a presença de players relevantes”, comenta Nicola. “Além disso, consideramos o bem-estar condição essencial para trabalhar. Viver bem no escritório contribui com a saúde das pessoas, o que é uma prioridade para a companhia, por isso buscamos obter a certificação Well”, conclui o executivo.

“O Porto Maravilha é o caminho natural de desenvolvimento do Rio de Janeiro. A opção feita pela Enel contribui para que a região se consolide como ponto de referência para outras grandes companhias, que buscam por espaços de alta qualidade, que proporcionam eficiência ao trabalho das equipes e qualidade de vida para os funcionários”, afirma Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil.

Certificação Well

Com a mudança a Enel vai buscar obter a certificação Well (WELL Building Standard), primeiro protocolo que identifica as características do design de interiores para obter excelência nos espaços de trabalho, focado no bem-estar das pessoas. A certificação mundial é centrada em pessoas e não em processos. Esse sistema, que vai além do conceito de sustentabilidade e aspecto ambiental, busca garantir e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas que ocupam o espaço. O certificado mede, certifica e monitora o desempenho do ambiente de trabalho em várias categorias como ar, alimentação, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais e comunidade.

O Aqwa Corporate é um dos poucos edifícios no País a oferecer a infraestrutura exigida por dois certificadores Well. Essa característica foi fundamental para a escolha da Enel pelo empreendimento, que já conta com a certificação LEED Gold de sustentabilidade e é o primeiro do Brasil a ser projetado pelo escritório Foster+Partners, pelo arquiteto Norman Foster. O design, aliado ao paisagismo de autoria de Pamela Burton, incorpora o empreendimento à região, em um ponto de localização privilegiada, entre as Avenidas Rodrigues Alves e Oscar Niemayer (Binário), com fácil acesso à rede de transportes (ônibus, metrô e VLT). Também está próximo das atrações turísticas e centros culturais, como a Orla Conde, a Praça Mauá, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e o AquaRio.

Sobre a Enel no Brasil

A Enel é um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e soluções de energia. Após a aquisição da Enel Distribuição São Paulo (antiga Eletropaulo), em 2018, a empresa se tornou o maior grupo em distribuição de energia do país, com 17 milhões de clientes atendidos no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo. Além disso, por meio da Enel Green Power, a companhia é um dos líderes em geração de energia eólica e solar no Brasil. A Enel possui ainda a usina térmica Enel Geração Fortaleza (CE), a rede de transmissão Enel Cien (RS), conversora de energia para interconexão entre o Brasil e a Argentina, e uma empresa de soluções em energia, a Enel X.

Sobre a Tishman Speyer

Com sede em Nova York e escritórios por toda América do Norte, Europa, América Latina, Índia e China, a Tishman Speyer já adquiriu, desenvolveu e operou mais de 403 projetos, totalizando quase 16 milhões de metros quadrados, avaliados em mais de US$ 86,1 bilhões. Essa lista inclui ícones internacionais como o Rockefeller Center, o Estádio Yankee, em Nova York, o Messeturm e Opernturm, em Frankfurt, Sony Center em Berlim, Centrium, em Londres, Lumière e Bourse, em Paris, dentre outros. No Brasil há 24 anos, desenvolveu alguns dos grandes marcos do mercado imobiliário de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.