ASSINE
search button

Maior fundo soberano do mundo detém cerca de 600 Bitcoins

Compartilhar

De acordo com o Coin Telegraph, foi publicado um estudo, por parte da empresa de consultoria Arcane Research, que traz um dado muito interessante sobre o Bitcoin. Essa empresa norueguesa concluiu que o governo de seu país investiu na criptomoeda e detém cerca de 600 BTC.

A Arcane fez essa avaliação com base no fato de o governo da Noruega, através de Fundo Estatal de Pensões, possuir 1,51% da empresa MicroStrategy. Fundada em 1989 por Michael J. Saylor e Sanju Bansal, essa empresa presta serviços de Business Intelligence e desenvolve diversos tipos de software para outras empresas. A empresa anunciou recentemente que detém 38,250 BTC – uma verdadeira fortuna, resultado de um investimento bastante ousado e recente, efetuado entre agosto e setembro. Dessa forma, a Arcane calculou que a Noruega detém cerca de 600 BTC, de forma indireta.

O Fundo Estatal de Pensões e a mentalidade norueguesa

O Fundo Estatal de Pensões da Noruega compreende dois fundos criados e geridos pelo governo de Oslo. O mais importante é o “Government Pension Fund Global”, conhecido como Fundo do Petróleo, criado em 1990 para reinvestir os lucros provenientes da exploração de petróleo feita por aquele país nórdico. O objetivo, naturalmente, passa por assegurar o bem-estar das gerações futuras de norugueses.

O Fundo do Petróleo é internacionalmente reconhecido como o maior e mais importante fundo gerido pelo governo de um Estado independente. Sua gestão é também considerada das mais rigorosas e criteriosas. Os noruegueses, à semelhança de outros povos do Norte da Europa, são austeros, prudentes, trabalhadores e previdentes quanto ao futuro. Essas características, aliadas à sorte que a natureza lhes deu sob a forma de petróleo, se refletem bem no Fundo Estatal de Pensões.

O fato de o governo da Noruega estar investindo em empresas que, por sua vez, investem em Bitcoin não deve ser considerado uma surpresa. Oslo gosta de diversificar sua carteira de investimento e já mostrou, nessas últimas três décadas, estar atenta a várias oportunidades. Entretanto, trata-se de mais um “player”, e de grande valor internacional, a reconhecer a credibilidade do Bitcoin.

Não é surpresa que um número crescente de pessoas, por todo o mundo, esteja recorrendo a serviços como o Bitcoin Up. O valor da criptomoeda de referência como reserva de valor vem se tornando cada vez mais evidente. 

O contraste com a crise no Kuwait

Outros países produtores de petróleo aplicam seus lucros em fundos soberanos. Entretanto, o estilo de vida de cada sociedade também interfere nas contas. Do Kuwait chegam notícias de crise financeira, provocada pela queda dos preços do petróleo. Aparentemente, será necessário fazer cortes drásticos nas despesas ou acessar desde já as reservas do fundo soberano do país – algo que os noruegueses nem pensaram em fazer até o momento. Em todo o caso, não há notícia de que o fundo do Kuwait tenha diversificado sua carteira ao ponto de investir em Bitcoin. 

Outros investimentos do fundo norueguês

Além da perspectiva de longo prazo, o governo norueguês adotou uma lista de princípios éticos que orientam os investimentos feitos através do “fundo do petróleo”. Afinal, se a preocupação da Noruega é com o futuro, é conveniente que esses investimentos não se baseiem em atividades que comprometam esse futuro. Isso significa, por exemplo, que o fundo não pode investir em armas nucleares nem em atividades que comprometam o respeito pelos Direitos Humanos. Investimento em atividades poluidoras ou em tabaco, por exemplo, também está excluído.

Sobre o Arcane Research

A Arcane Research é uma empresa de consultoria especializada em análise de dados nas áreas das criptomoedas e dos ativos digitais. A sua atividade visa descobrir oportunidades de negócio tanto em B2B (business-to-business) como em B2C (business-to-consumer).