ASSINE
search button

Paypal estaria desenvolvendo serviço de Bitcoin

REUTERS/Benoit Tessier -
Representações da moeda virtual bitcoin
Compartilhar

Segundo o Verdict, site especializado do Reino Unido, em notícia largamente divulgada por outra mídia especializada, o Paypal estaria desenvolvendo uma ferramenta de Bitcoin para integrar em seu serviço. Por enquanto é apenas um rumor, mas poderia ser confirmado nos próximos três meses.

Macaque in the trees
Representação da moeda virtual Bitcoin (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

Atualmente, já é possível fazer pagamentos em Bitcoin através do Paypal. Algumas lojas on-line que utilizam a plataforma do serviço incluem o Bitcoin entre seus métodos de pagamento e seus clientes são livres de escolher esse método para pagar. Mas o serviço de e-wallet quer ir mais longe. O objetivo é permitir a compra e venda de Bitcoin dentro da própria plataforma.

Caso aconteça, isso confirmará uma mudança de opinião bem relevante para o Paypal. No passado, a “e-wallet” nunca deu muita importância para a maior criptomoeda do mundo e seu fundador Bill Harris chegou a estar entre seus grandes críticos. Todavia, a recente posição da empresa tem mudado. A chegada do argentino Wences Casares, fundador e CEO de uma casa (“exchange”) de Bitcoin, para colaborar com a administração foi um passo importante nesse sentido, em 2016.

Citando o especializado Coindesk, o Verdict alerta que o Paypal esteve recentemente recrutando pessoal altamente especializado em criptomoeda e em tecnologia blockchain. A empresa dispõe de um “Blockchain Research Group”, uma divisão dedicada ao desenvolvimento de soluções e tecnologias que permitam ao Paypal interagir com criptomoeda sem problemas – e, quem sabe, outras soluções totalmente inovadoras nesta área. Esse “Research Group” esteve recrutando, também.

Mais um passo para a credibilização do Bitcoin

Se se concretizar, esse é mais um de muitos passos para a credibilização do Bitcoin a nível internacional. Não surpreende, por isso, que cada vez mais pessoas invistam em ferramentas como o Bitcoin Era para comprar e vender criptomoeda e tentar fazer lucro com isso.

Em uma outra notícia recente, não relacionada, surgiu um tópico de discussão no Reddit quando um usuário compartilhou uma carta que recebeu do Bank of America, na qualidade de cliente. A imagem compartilhada pelo usuário mostra uma atualização nos termos e condições do cartão de crédito emitido pelo Bank of America, onde falava que o Bitcoin passaria a ser considerado como “cash advance”. Na prática, isso significa que um dos maiores bancos dos Estados Unidos está considerando o Bitcoin como dinheiro.

Estará próxima uma subida do preço do Bitcoin?

Os investidores e os curiosos estarão sempre se perguntando se ou quando surgirá uma nova subida do preço da criptomoeda como aconteceu em 2017. As evoluções macroeconômicas mundiais acontecidas em 2020 reforçaram o sentimento de milhares de investidores relativamente a essa possibilidade. Afinal, o papel do Bitcoin como ativo de reserva é bem conhecido e é sua principal força no momento atual, mais que sua utilidade como moeda de utilização comum.

A notícia do Paypal levou alguns a pensar se não se registraria uma subida imediata do preço do Bitcoin. A cotação reagiu levemente após a divulgação do rumor, mas não foi muito mais além. Em um artigo para a renomada revista "Forbes", publicado online, o analista Christopher Brookins defende que esse fato só por si não é suficiente para iniciar uma subida sustentada no preço da criptomoeda. Segundo Brookins, o balanço atual do Paypal é de $23 bilhões e isso não é suficiente para uma revolução profunda na forma como o mercado olha o Bitcoin. Mas pode, claro, servir como mais um sinal de credibilização e consolidação da plataforma.

No mais, isso será certamente mais um dos fatores a contribuir para uma possível valorização do Bitcoin no curto prazo. Vários analistas vêm defendendo que a crise econômica mundial pode levar a uma subida considerável do preço da criptomoeda nos próximos meses. Se vários sinais positivos como esse se juntarem, a tendência será certamente reforçada.