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O que o novo ano está nos comunicando?

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Em uma Era onde fala-se muito em comunicação, comunicação não-violenta, comunicação como fator crítico de sucesso, será que aprendemos a ouvir? Ouvimos com atenção? Paramos para ouvir?

Em Economia, sabe-se que as expectativas econômicas movem o cenário de um país. O que se espera, não necessariamente se vê, mas se esperamos confiantes, não esperamos paralisados, esperamos agindo.

Se cada cidadão agir individualmente, uma nação pode ser modificada.

A neuroeconomia já comprova que comportamentos mudam de forma relevante índices de gestão. Apenas a título de exemplo, a confiança aumenta em mais de 20% a produtividade de uma empresa.

O que nos motiva a agir? Nossos valores, nossa fé, nossas paixões, nossos interesses, nossas habilidades e talentos... Temos tantas molas propulsoras.

Quando olhamos para a conjuntura econômica, as expectativas são boas. A previsão de crescimento do PIB, segundo analistas do mercado financeiro consultados pelo Bacen, é de 2,3%. Esse dado está na primeira edição do ano do Boletim Focus, pesquisa feita com bancos e instituições financeira.

No setor industrial, o índice de confiança alcançou no final de dezembro a melhor estatística desde de julho de 2018. Aliado a isso, temos a taxa Selic de 4,5% incentivando o aumento dos investimentos.

Temos também uma previsão de alta do consumo das famílias na ordem de 2,2% para 2020.

Não posso negar que o nível de investimentos continua baixo e que há muito a se fazer no que tange a reformas, (principalmente a tributária, a qual engloba interesses muito distintos), além da elevação do nível de bem estar da população, referente a educação, saúde e segurança.

Lembramos ainda das nossas exportações que tiveram o menor desempenho desde 2015, apesar do superávit da balança comercial, foram atingidas pela crise na Argentina e a gripe suína na China, reduzindo nossa comercialização de produtos manufaturados e soja respectivamente.

Contudo, o caminho é acreditar!

Que 2020 nos traga muitas conquistas, principalmente aquelas que nos proporcionam a oportunidade de partilhar uns com os outros, como geração de mais empregos, etc.

Cristiana Aguiar é Economista, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em Gestão de Pessoas e Equipe pela PUC, conselheira do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ e autora de diversos artigos publicados.

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