ASSINE
search button

Maioria dos empresários fluminenses pretende realizar encomendas para o Natal

Sondagem com mais de 700 empresários revelou que 41,5% dos empresários fluminenses já realizaram ou vão realizar encomendas para o Natal

Compartilhar

Segundo pesquisa feita pelo IFec para a Fecomércio RJ, 41,5% dos estabelecimentos fluminenses pretendem realizar ou já realizaram encomendas com o intuito de ampliar seu estoque para o Natal. O mesmo estudo também mostrou que 39,5% dos comerciantes não têm previsão de alterar seus estoques para as festas do fim de ano.

Dos empresários que estão otimistas, 57,3% afirmam que vão manter o planejamento dos anos anteriores e realizar encomendas respeitando os meses de costume, que predominantemente são outubro e novembro. Dentre os empresários otimistas, 29,7%, afirmaram que suas encomendas serão maiores em relação ao ano passado.

No que se refere ao faturamento, 21% dos empresários esperam arrecadar um valor maior de vendas em 2019, se comparado a 2018. Enquanto, 19,2% dos entrevistados acreditam que não haverá mudanças no faturamento quando comparado ao ano anterior. Já 17,7% dos empresários apostam que devem faturar menos este ano. Cerca de 42,1% dos comerciantes pesquisados não souberam informar sobre suas expectativas com relação ao faturamento.

A sondagem ocorreu entre os dias 10 e 17 de setembro e contou com a participação de empresários em todo o estado do Rio de Janeiro.