Empresários e altos executivos de diversos setores lamentam a morte de Lázaro Brandão

Reuters/Paulo Whitaker - 03/08/2015
Credit...Reuters/Paulo Whitaker - 03/08/2015

O ex-presidente do conselho de administração do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, 93, morreu nesta quarta-feira (16) em São Paulo. Ele estava internado em um hospital da capital paulista para recuperação de uma cirurgia.

Macaque in the trees
Lázaro Brandão (Foto: Reuters/Paulo Whitaker - 03/08/2015 )

O executivo deixa mulher, duas filhas e um neto -uma terceira filha já havia morrido. Brandão ocupava a função de presidente das empresas controladoras do Bradesco, empresa na qual atuou por quase toda a vida -ficou na instituição por 76 anos.

Empresários e altos executivos lamentaram a morte de Brandão. Confira:

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp

Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do grande brasileiro Lázaro Brandão por quem eu tinha enorme estima. Ao longo de mais de sete décadas de trabalho, ele transformou o Bradesco em uma das mais importantes instituições financeiras do país. Construiu uma das mais brilhantes carreiras do mundo empresarial com garra, competência e espírito empreendedor. Ele era um exemplo para todos. Era uma pessoa amável, simples, humana e dono de um imenso carisma. Estivemos juntos recentemente. Como sempre, nosso encontro foi uma verdadeira lição de vida. Lázaro Brandão mantinha o olhar aguçado e a crença em um Brasil melhor. Nós da indústria lamentamos o seu falecimento e nos solidarizamos com sua família, com seus amigos e com os conselheiros, diretores e colaboradores do Bradesco. 

*****

Flávio Rocha, dono da Riachuelo 

Lázaro foi um exemplo de trabalho e dedicação. Foi sob sua direção que o Bradesco se tornou uma potência e o maior banco privado do Brasil. Tive o prazer de estar com ele em algumas ocasiões e era um homem absolutamente devotado ao trabalho. É, realmente, um símbolo de uma carreira exemplar.

***** 

Claudio Lottenberg, presidente do conselho de administração da UnitedHealth

Uma das pessoas de maior referência em termos de tenacidade, seriedade e compromisso. Um homem que sem dúvida alguma tinha, além do conhecimento técnico da área à qual se dedicava, uma visão muito responsável a respeito do impacto junto à sociedade que ele servia. O Brasil perdeu uma grande alma. 

*****

Horacio Lafer Piva, membro do conselho de administração da Klabin e ex-presidente da Fiesp

O Bradesco é uma referencia no Brasil, fruto da genialidade do sr. Amador Aguiar e do empenho de uma vida do sr. Brandão, pessoa de rara elegância, compromisso e sagacidade. Somos todos devedores de sua dedicação, e há poucas carreiras tão eficazes, como banqueiro e homem de relações. A Klabin tem uma vida de parceria, toda pavimentada pelo sr. Brandão. Hoje vivemos um dia triste, mas agradecidos pelo que pudemos construir com este discreto e enorme representante do desenvolvimento nacional.

*****

João Doria, governador de São Paulo

Meus sentimentos pela morte de Lázaro de Mello Brandão, meu querido amigo. O Brasil perde um empreendedor nato, um otimista, um homem que sempre acreditou no seu povo e no seu País. O Brasil sentirá falta do seu sorriso, da sua lucidez e do seu entusiasmo pelo trabalho e pelas boas causas. Minha solidariedade aos familiares, amigos, diretores e funcionários do Bradesco.

*****

Guilherme Afif Domingos, ex-presidente do Sebrae

Brandão foi um grande aliado das nossas causas do meu tempo na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foi ele, junto com o seu Amador Aguiar, que apoiaram o congresso que aprovou o Estatuto da Microempresa. Sob o seu comando, e do Luiz Carlos Trabuco, o Bradesco foi sem dúvida um parceiro da nossa causa. Ele para nós é inesquecível.

*****

Paulo Caffarelli, presidente da Cielo

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento de Lázaro Brandão. Exemplo de dedicação ao trabalho, Seu Brandão, como era conhecido, participou intensamente da história do Bradesco e ajudou a transformar o banco em uma das instituições brasileiras mais sólidas e respeitadas. Entre inúmeras realizações, foi fundamental para a criação e fortalecimento da Cielo. Ele deixa um legado sem igual para as futuras gerações. A Cielo presta condolências aos familiares, amigos, aos colaboradores do Bradesco e a todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver e aprender com o Seu Brandão.

*****

José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast (associação da indústria do plástico)

Lázaro é um grande brasileiro. Fez toda uma vida no Bradesco e sempre foi um dos banqueiros que mais pensava no Brasil, em desenvolvimento e crescimento do país. Tinha uma visão de estadista mesmo tendo atuado sempre em um setor. Foi uma grande perda para o Brasil.

*****

Eugênio Mattar, presidente da Localiza

Expressamos nosso pesar pela passagem do senhor Lázaro, que deixa um legado único de dedicação ao trabalho, à ética na condução dos negócios no grupo Bradesco e no investimento social pela educação na Fundação Bradesco. Um exemplo para inspirar a todos os brasileiros que trabalham para promover o desenvolvimento do Brasil.

*****

Ordelio Azevedo Sette, fundador do escritório Azevedo Sette Advogados

O dr. Lázaro passa para a história do Bradesco, como uma pessoa que era a imagem da própria instituição, sucedendo com absoluta identidade de pensamento e modo de ser, ao seu antecessor dr. Amador Aguiar. Homem de notável cultura e energia, totalmente dedicado ao trabalho, como de fato foi até seus 94 anos de idade. Fui apresentado a ele há cerca de 40 anos atrás, pelo dr. Amador e guardo dele o sentimento de simplicidade e objetividade, aliado a sua inegável competência profissional. Um homem digno e correto, que respeitava a todos e sabia ouvir.

*****

José Eduardo Carneiro Queiroz, sócio-diretor do escritório Mattos Filho

Ele foi uma figura marcante na economia brasileira e em nosso sistema financeiro. Liderou e ajudou a construir por muitas décadas uma das maiores instituições financeiras da América Latina. Sua dedicação e visão da instituição continuará a impactá-la por muitos anos.(FolhaPress SNG)



Lázaro Brandão (recorte para redes sociais)
Lázaro Brandão