ASSINE
search button

Discurso da rainha Elizabeth II reitera prazo do Brexit

Monarca leu texto escrito pelo governo britânico no Parlamento

Reprodução / Instagram -
6 - Christmas portrait oficial de Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra transmite sua mensagem natalina pelo Instagram, num décor em que tudo é ouro, até o piano, no Buckingham Palace...
Compartilhar

(ANSA) - O discurso da rainha Elizabeth II que reabriu oficialmente a sessão no Parlamento britânico, realizado nesta segunda-feira (14), destacou que a prioridade do governo "sempre foi garantir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em 31 de outubro".

"O governo tem a intenção de trabalhar para uma nova associação com a União Europeia, baseada no livre comércio e na cooperação amistosa", disse a monarca. O texto lido por Elizabeth e escrito pelo governo marca a retomada das atividades na Casa dos Comuns e dos Lordes após uma suspensão de cinco dias e ressalta o programa do primeiro-ministro Boris Johnson. A cerimônia teve início com uma procissão, na qual ela saiu do Palácio de Buckingham e foi até Westminster em sua carruagem.

O processo de divórcio foi o primeiro tema abordado no discurso.

Segundo a rainha, o governo britânico está comprometido a garantir políticas para os cidadãos europeus que já moram no Reino Unido.

Além disso, ela indicou o objetivo de um novo acordo com Bruxelas para ter uma relação baseada na cooperação e no livre-comércio, após o divórcio. Entre as leis do programa para os próximos meses, Elizabeth deixou claro a intenção de introduzir um novo modelo de imigração, que será baseado em um sistema de pontos parecido com o australiano. A expectativa é de que entre em vigor em 2021. Durante o tradicional discurso, cujo os partidos da oposição consideraram um "manifesto eleitoral", o governo de Johnson também estabeleceu políticas "ambiciosas" sobre criminalidade, saúde e meio ambiente.

Entre os 26 projetos estão o compromisso com uma maior segurança nas ruas britânicas, sob uma estratégia de "lei e ordem", bem como a vontade de manter vínculos na segurança internacional, além da luta contra a violência doméstica.

Nas medidas citadas no texto há novas regras para pesca e agricultura, além do fim da política de livre circulação de pessoas e a melhoria ao Serviço Nacional de Saúde. Sobre a mudança climática, a intenção é combater a poluição por meio de uma redução do uso de plásticos.

Johnson chegou ao poder no dia 24 de julho defendendo a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de outubro, com ou sem acordo. O Brexit era para ter acontecido em março passado, mas a rejeição do Parlamento britânico provocou dois adiamentos.