ASSINE
search button

CÂMBIO-Dólar futuro sobe com mercado atento a BC

REUTERS/Mohamed Abd El Ghany -
Notas de dólar
Compartilhar

O dólar à vista fechou praticamente estável nesta quarta-feira, mas a moeda negociada no mercado futuro seguiu em alta, com o real entre as divisas de pior desempenho no dia, evidência de que o mercado segue atento ao movimento do câmbio e à estratégia do Banco Central para conter possíveis distorções.

Macaque in the trees
O dia foi marcado por mais intervenções do Banco Central (Foto: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany)

O dólar futuro de maior liquidez subia 0,67%, a 4,1550 reais, por volta de 17h15. Esse contrato é negociado na B3 e tem operações encerradas às 18h (de Brasília).

Já o dólar à vista --negociado entre bancos e cujas operações finalizam às 17h-- teve variação negativa de 0,01%, a 4,1575 reais na venda. Ainda que a queda tenha sido marginal, para efeito estatístico pôs fim a uma série de quatro altas, nas quais a cotação saltou 3,14%.

O sinal invertido nos diferentes mercados reflete um ajuste, já que, na véspera, o dólar futuro perdeu força enquanto o segmento à vista já estava fechado.

O dia foi marcado por mais intervenções do Banco Central, que colocou apenas 25 milhões de dólares em venda de moeda à vista, dos 550 milhões de dólares ofertados. Para evitar enxugamento de liquidez, o BC realizou posteriormente venda da diferença (525 milhões de dólares) na forma de swaps cambiais tradicionais, visando rolagem do vencimento outubro.

O BC ainda rolou todo o lote de 1,5 bilhão de dólares em linhas de dólares com compromisso de recompra disponibilizado nesta sessão. A oferta, contudo, foi menor que o volume total a expirar no começo de setembro, cerca de 3,8 bilhões de dólares.

Apesar da alta do dólar futuro e da ausência de queda mais forte no segmento à vista, alguns indicadores sugeriram um dia menos conturbado no mercado. As taxas de cupom cambial caíram, enquanto a volatilidade implícita cedeu cerca de 110 pontos-base entre a máxima de segunda-feira e a mínima desta quarta.

Mais cedo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, evitou comentar sobre câmbio ao ser questionado por jornalistas.

Na véspera, a fala de Campos Neto de que a desvalorização do real estava dentro do padrão normal fez o dólar acelerar a alta e se aproximar de 4,20 reais, movimento que precipitou a atuação do BC via venda "pura" de dólar à vista --o que não ocorria desde 2009.

"Achamos que a venda de dólar vai ajudar a desacelerar o ritmo de depreciação do real à medida que a moeda se aproxima de 4,20 reais, mas não será capaz de impedir que isso aconteça caso o ambiente externo continue desfavorável", disseram analistas do Citi em nota.

Para o Citi, o real pode ter desempenho melhor que pares latino-americanos, como peso colombiano e peso chileno , mas essa performance superior só seria sustentada caso o BC continue a intervir no mercado.

A desvalorização do real tem sido mais acentuada, segundo analistas, pelo fato de a moeda não contar mais com o "escudo" dos juros altos. Esse é um dos motivos pelos quais o UBS elevou para 4,00 reais a estimativa para o dólar ao fim deste ano, 20 centavos de real acima da projeção anterior. (Por José de Castro/Edição de Isabel Versiani/Reuters)