ASSINE
search button

Guiana deve aumentar royalties para futuras licenças de petróleo

Compartilhar

LONDRES, 3 Jul (Reuters) - A Guiana está se preparando para elevar aos royalties cobrados pelo governo para futuras licenças de petróleo, disse na quarta-feira o diretor do Departamento de Energia do país sul-americano.

A gigante norte-americana de energia Exxon, o grupo francês Total e a britânica Tullow Oil estão perfurando poços na costa da Guiana, onde a Exxon descobriu mais de 4 bilhões de barris de petróleo, uma grande descoberta global.

"Os royalties terão que ser examinados. Esperamos que eles sejam mais altos do que atualmente", disse Mark Bynoe à Reuters durante uma conferência do setor em Londres.

A Guiana está preparando uma rodada de licenciamento para áreas em águas rasas e profundas para o terceiro trimestre de 2020. Essas licenças se enquadrarão no novo regime, disse ele.

"Atualmente, nossa posição é que isso não afetará os contratos existentes", disse Bynoe.

No mês passado, Clive Thomas, diretor da Agência de Recuperação de Ativos do Estado da Guiana (SARA), criada em 2015 e com objetivo de combater a corrupção, disse que está em andamento uma investigação sobre como as licenças anteriores foram concedidas.

"Estamos investigando, particularmente o Kaieteur e o Canje (blocos), mas para ser justo com todos - todas as partes envolvidas na questão, temos que investigar tudo", disse Thomas.

Bynoe se recusou a comentar quando perguntado sobre o escopo e possíveis repercussões da invstigação da SARA, acrescentando que a SARA era um órgão independente.

(Por Shadia Nasralla)

REUTERS SI MN