ASSINE
search button

Governo eleva previsão do valor da produção agropecuária do Brasil para R$600,9 bi

Compartilhar

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil em 2019 foi estimado nesta segunda-feira em 600,93 bilhões de reais, ante 597,8 bilhões de reais na pesquisa divulgada em maio, com o setor pecuário e o milho e o algodão mostrando força, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.

A projeção aponta um crescimento de 1,4% na comparação como ano anterior. Caso se confirme a previsão, o VBP ficaria próximo ao recorde alcançado em 2017, de 604,16 bilhões de reais (em termos reais), em uma série iniciada em 1989.

"O montante não deve ficar muito diferente até o fim do ano, uma vez que faltam apenas as culturas de inverno e o trigo para o fechamento", disse em nota o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do ministério, José Garcia Gasques.

A pecuária vem liderando o crescimento neste ano, com aumento real de 4,1%, para 202,3 bilhões de reais, "revelando recuperação da atividade" em meio a uma forte demanda na exportação, com a China elevando as compras enquanto lida com a peste suína africana.

O VBP das lavouras deverá se manter praticamente estável em relação ao ano passado, ficando em 398,6 bilhões de reais.

"Há uma quantidade relativamente grande de produtos que vêm apresentando bom desempenho", disse Gasques. "Mas os de maior destaque são algodão, amendoim, banana, batata inglesa, feijão, laranja, milho, tomate e trigo."

Se entre os principais grãos produzidos pelo Brasil a soja registrou quebra de safra neste ano, a de milho deverá ser recorde de mais de 100 milhões de toneladas, segundo especialistas.

O bom resultado do VBP neste ano ocorre apesar de a soja, principal produto da pauta de exportação do Brasil, ter registrado redução anual da ordem de 20 bilhões de reais --ano passado a safra foi recorde e os preços foram elevados por uma forte demanda da China.

Na pecuária, o crescimento deve-se principalmente a bovinos, suínos e frangos. Entre esses, o destaque maior é do frango, com crescimento de 13% no valor da produção.

(Por Roberto Samora)