ASSINE
search button

Exportações de café do Brasil disparam em maio, enquanto preço despenca, diz Cecafé

Compartilhar

Os exportadores de café do Brasil embarcaram 3,19 milhões de sacas de 60 kg de café verde em maio, 114% a mais que em igual período do ano passado, conforme a grande oferta local permitiu um contínuo crescimento nos volumes mensais de exportação, após uma colheita recorde em 2018.

O preço médio por saca exportada pelo maior produtor mundial, entretanto, foi o menor para maio desde 2015, à medida que os valores globais do café seguem em mínimas históricas, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O Brasil exportou 2,82 milhões de sacas de café arábica em maio, 95% acima de maio de 2018, enquanto os embarques de robusta saltaram mais de 700%, para 376.257 sacas.

Os números do café verde do Cecafé confirmam expectativa apontada pelos dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que indicaram que os embarques mais do que dobrariam em maio, ante o mesmo período do ano passado, quando as exportações foram prejudicadas pela baixa oferta e pelo impacto da greve dos caminhoneiros.

O Cecafé afirmou que o preço médio por saca embarcada em maio foi de 118 dólares, significativamente menor que os 152 dólares por saca vistos em maio do ano passado, e ainda mais abaixo da máxima de 170 dólares, registrada em 2017.

O presidente do órgão, Nelson Carvalhaes, disse que o momento é muito positivo, apesar dos preços baixos.

"O crescimento em volume para os principais destinos, assim como o aumento no segmento de alta qualidade, reforça a tendência positiva para o Brasil em sua parcela do mercado global", afirmou Carvalhaes no relatório.

Os Estados Unidos foram o principal destino do café brasileiro em maio, com Alemanha e Itália vindo na sequência.

O Brasil também verificou um aumento nas exportações de café solúvel, que atingiram o equivalente a 326.172 sacas, 35% a mais que em maio do ano passado.

Dessa forma, o Brasil bateu um novo recorde mensal para o mês de maio em termos de volume de exportações. Somando verde e industrializado, o país exportou 3,5 milhões de sacas, com receita cambial de 416,2 milhões de dólares, aumento de 57,6%.

(Reportagem de Marcelo Teixeira; com reportagem adicional de Roberto Samora)