ASSINE
search button

Futuros dos EUA caem enquanto Trump ameaça tarifas no México

Compartilhar

31 Mai (Reuters) - Os preços dos futuros do índice de ações dos EUA caíram esta sexta-feira, com os investidores a temer que a ameaça do presidente Donald Trump das tarifas sobre o México possa empurrar a maior economia do mundo para uma recessão.

Os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 5% sobre todas as mercadorias provenientes do México, a partir de 10 de Junho, até que a imigração ilegal seja interrompida, disse Trump num tweet na quinta-feira.

A última ameaça de Trump influenciou negativamente os mercados, que já foram assolados por uma escalada da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Os 'yields' do Tesouro dos EUA caíram para novos mínimos de vários meses, enquanto a curva de 'yield', medida na diferença entre os 'bond yields' a três meses e a 10 anos , permaneceu fortemente invertida. Uma inversão na curva de juros é vista por alguns como um indicador de que uma recessão é provável em um ou dois anos.

Os fabricantes de automóveis americanos foram os mais atingidos pelo anúncio de Trump, pois há muito que constroem veículos no México, aproveitando a mão-de-obra barata do país, os acordos comerciais e a proximidade com os Estados Unidos.

As ações da General Motors Co caíram 4,7%, enquanto as da Ford Motor Co caíram 3,6%. Texto original em inglês: (Reportagem de Shreyashi Sanyal, Traduzido para português por Luis Alexandre Moreira em Gdynia Newsroom; Editado por Patrícia Vicente Rua em Lisboa)