Os contratos futuros do petróleo caíam nesta quinta-feira, em meio a temores sobre uma desaceleração econômica global devido à guerra comercial entre EUA e China, mas as perdas eram limitadas por um aperto no mercado e pelo aumento das tensões políticas no Oriente Médio.
O petróleo Brent recuava 0,76 dólar, ou 1,09%, a 68,69 dólares por barril, às 11:41 (horário de Brasília).
O petróleo dos Estados Unidos caía 0,14 dólar, ou 0,24%, a 58,67 dólares por barril.
"Uma escalada da guerra comercial entre EUA e China representa um risco para os mercados de petróleo", disse a Bernstein Energy em nota nesta quinta-feira.
A Bernstein disse que, em "um cenário de guerra comercial total", a demanda global por petróleo cresceria apenas 0,7 por cento neste ano, apenas metade das estimativas atuais.
Os preços do petróleo têm sido apoiados nos últimos meses por cortes na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros grandes produtores, bem como pela queda do fornecimento do Irã.
As exportações de petróleo do Irã em maio caíram para menos da metade dos níveis de abril, em torno de 400 mil barris por dia (bpd) depois que os Estados Unidos reforçaram as sanções à principal fonte de renda de Teerã. O Irã precisa exportar pelo menos 1,5 a 2 milhões de bpd de petróleo bruto para equilibrar suas contas.
REUTERS PS SI