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Em alta há mais de dois anos, consumo das famílias cresce 0,3%

Para FGV, inflação e crise dos estados também ajudam a segurar o consumo

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O consumo das famílias brasileiras cresceu 0,3% no primeiro trimestre de 2019, na comparação com os últimos três meses de 2018. Foi o nono trimestre consecutivo de alta nessa base de comparação, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O dado, divulgado nesta quinta (30), compõe o PIB (Produto Interno Bruto), que fechou o trimestre em queda de 0,2%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, o consumo das famílias subiu 1,3%. Em quatro trimestres, a alta acumulada é de 1,5%.

Principal motor do crescimento econômico na década passada, o consumo das famílias fechou 2018 em alta de 1,9%, o melhor desempenho desde 2014.

Com o aumento do desemprego neste início do ano, porém, economistas já revisaram para baixo suas projeções para 2019. Em boletim divulgado na semana passada, o FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), o crescimento no consumo em 2019 será de 1,9%. No início do ano, a projeção era 2,5%.

Em seu último relatório de inflação, publicado em março, o Banco Central também reduziu sua projeção para o ano, de 2,5% para 2,2%, "em linha com o relativo arrefecimento no ritmo de recuperação do mercado de trabalho no final de 2018 e início deste ano".

Em março, a taxa de desemprego chegou a 12,7%, com 13,4 milhões de pessoas procurando emprego no país -10,2% a mais do que no último trimestre de 2018. Ao todo, segundo o IBGE, 28,3 milhões de pessoas estavam sem emprego ou trabalhando menos do que gostariam.

Para o FGV/Ibre, inflação e crise dos estados também ajudam a segurar o consumo. "A situação fiscal critica de estados e municípios tem forçado atrasos no pagamento de aposentados e funcionários e a inflação mais salgada nos últimos meses tende a corroer a renda real", escreveram as economistas Silvia Matos e Luana Miranda, no Boletim Macro de maio.

O consumo do governo cresceu 0,4%. Segundo o IBGE, o indicador subiu 0,1% em relação ao trimestre anterior. 

NICOLA PAMPLONA E MARIANA CARNEIRO

Tags:

alta | consumo | família | THA