ASSINE
search button

Preços do petróleo sobe mais de 1%, mas tem maior perda semanal de 2019

Compartilhar

Os preços do petróleo avançaram mais de 1% nesta sexta-feira, antes de um fim de semana prolongado por um feriado na segunda-feira nos Estados Unidos e Reino Unido, mas ainda assim registraram a maior queda semanal do ano, pressionados pelos crescentes estoques e por preocupações sobre a economia global.

O petróleo Brent, valor de referência mundial, fechou em alta de 0,93 dólar, ou 1,4%, a 68,69 dólares por barril, mas marcou um declínio semanal de cerca de 4,5%.

Já o petróleo nos EUA avançou 0,72 dólar, ou 1,2%, para fechar a 58,63 dólares/barril, registrando um recuo de cerca de 6,4% na semana, o maior desde dezembro.

O produto norte-americano recebeu pressão dos avanços nos estoques do país, que se encontram no maior nível desde julho de 2017 em termos nacionais. No centro de distribuição de Cushing, Oklahoma, eles chegaram a máximas desde dezembro de 2017.

As preocupações econômicas alimentadas pelas tensões comerciais envolvendo os EUA e a China afetaram os mercados globais, com o índice MSCI de ações de todos os países caminhando para uma queda semanal de mais de 1%, em sua terceira semana seguida no vermelho.

"Os negócios norte-americanos afetados pelo aumento das tarifas farão as decisões a respeito de compras, estoques, etc, o que pode forçar algumas quedas na trajetória de crescimento econômico dos EUA, podendo ter implicações na demanda por petróleo no país", afirmou Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates.

Os mercados estarão fechados na segunda-feira, devido ao feriado de Spring Bank no Reino Unido e ao Memorial Day nos EUA.

Tags:

petróleo | preço