ASSINE
search button

Para investidores em NY, brasileiros estavam otimistas demais com governo

Impasses entre Executivo e Congresso, protestos e baixas na economia preocupam mercado

Compartilhar

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - Investidores e analistas estrangeiros afirmam que o mercado brasileiro apostou alto demais na velocidade dos resultados do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Impasses entre Executivo e Congresso em torno da reforma da Previdência, a mobilização na quarta-feira (15) contra os cortes na educação, a demora na retomada do crescimento e o desemprego crescente preocupam analistas e investidores que participaram, por dois dias, de evento do Itaú em Nova York.

Presentes à LatAM CEO Conference, encerrada nesta quinta (16), que busca aproximar estrangeiros a empresas do Brasil, eles relataram preocupação com o cenário econômico brasileiro atual.

Um analista de um grande fundo de investimento americano, que preferiu não se identificar, disse que os executivos brasileiros têm agora se mostrado mais preocupados e menos otimistas do que em relação ao início do mandato de Bolsonaro.

Segundo ele, porém, os brasileiros ainda não estão prontos para admitir que a economia regrediu.

Um investidor do ramo de equities, que também preferiu o anonimato, disse que já previa que a aprovação da reforma da Previdência iria demorar, mas disse acreditar que vai prejudicar muito mais a economia se as novas regras ficarem para depois de setembro.

Outro investidor presente no evento do Itaú, do ramo de equities, disse que já previa que a aprovação da reforma da Previdência iria demorar e afirmou considerar os investidores locais mais voláteis.

Para Marcos Casarin, economista-chefe para América Latina da Oxford Economics, o estrangeiro não entrou na onda de otimismo com a eleição de Bolsonaro. Logo, a decepção foi maior para os brasileiros.

Da Cidade do México, Casarin disse que os estrangeiros não esperavam uma queda da atividade no Brasil. "Eu mesmo me surpreendi e minimizei o spillover [efeitos] da Argentina. As importações de manufaturados da Argentina diminuíram muito", diz.

Axel Christensen, chefe de investimento estratégico da América Latina do BlackRock, disse à reportagem que os investidores vêm olhando com cautela não só o Brasil, mas a América Latina após eleições recentes.

A empresa participou do evento do Itaú. Baseado no escritório de Miami, ele, porém, não compareceu.

Christensen afirmou que a queda da atividade econômica do Brasil é uma preocupação. Esperava-se do país, segundo ele, uma recuperação mais robusta, uma vez que havia se encerrada uma recessão severa.

Ele destacou atenção ao cenário internacional, com desaceleração após a crise de 2008 na China e em toda a América Latina. O Brasil, apesar desse contexto, disse Christensen, tem frustrado as expectativas.

Ao olhar para dentro do país, o cenário também é preocupante. O chefe de investimentos do BlackRock questiona como o governo vai ser capaz de pressionar o Congresso a aprovar sua agenda de reformas.

"Os investidores veem como um risco para o avanço da economia os problemas pessoais de Bolsonaro e as manifestações", disse, ao comentar as suspeitas contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e as milhares de pessoas que foram às ruas contra os cortes no Ministério da Educação.

(PAULA MOURA)