ASSINE
search button

Ibovespa fecha em queda com demora em tramitação da Previdência e ajustes no exterior

Compartilhar

A bolsa paulista encerrou em queda nesta quarta-feira, pressionada por atrasos na tramitação da proposta de reforma da Previdência em relação à expectativa de aprovação neste semestre. O movimento também foi influenciado por tom negativo no exterior.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 0,92 por cento, a 95.045,43 pontos. O giro financeiro da sessão somou 14 bilhões de reais.

"Na terça-feira, o mercado subiu forte apoiado na expectativa de aprovação do texto (da Previdência) na CCJ e hoje tivemos uma realização de lucros", afirmou economista-chefe da consultoria independente de investimentos Levante, Felipe Bevilacqua.

Na noite de terça, a CCJ da Câmara considerou, por 48 votos a 18, constitucional a proposta de reforma da Previdência do governo, após acordo para retirar trechos do texto. A proposta segue para comissão especial da Câmara.

Nesta quarta-feira, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), admitiu que diante dos atrasos na tramitação da proposta está ficando "um pouco apertado" aprovar a reforma da Previdência no Congresso no primeiro semestre, mas destacou que ainda existe essa possibilidade.

As principais praças no exterior também encerraram em baixa, um dia após os principais índices de Wall Street atingirem patamares recordes.

DESTAQUES

- MARFRIG fechou em queda de 5,85 por cento, figurando entre as maiores perdas do Ibovespa, um dia após ter encerrado em seu maior valor de fechamento desde 8 de agosto.

- CIELO recuou 4,43 por cento, após reportar na véspera queda forte no lucro do primeiro trimestre, diante do prolongado declínio das margens e aumento das despesas com marketing e pessoal para tentar reagir à concorrência feroz no mercado brasileiro de cartões. Nesta manhã, o presidente-executivo da empresa disse que ela oferecerá aos clientes terminais grátis e pagamentos instantâneos, seguindo as recentes iniciativas de concorrentes como a PagSeguro e Rede, do Itaú Unibanco.

- VALE declinou 3 por cento, acompanhando a queda dos preços do minério de ferro na China. Nesta quarta-feira, a mineradora informou que entrou com um processo judicial contra a BSG Resources Limited (BSGR) para fazer cumprir uma decisão arbitral contra a empresa no valor de mais de 1,2 bilhão de dólares, ou mais de 2 bilhões de dólares, se considerados juros e despesas, em disputa relacionada a um projeto na Guiné.

- PETROBRAS PN cedeu 0,29 por cento e PETROBRAS ON desvalorizou-se 1,74 por cento, em meio a definição do governo de diretrizes para o cálculo da compensação devida à empresa por investimentos nos campos de Búzios, Atapu, Itapu e Sépia. O governo se prepara para uma licitação prevista para 28 de outubro que oferecerá volumes excedentes às reservas nessas áreas envolvidas no contrato de cessão onerosa.

- MRV ON fechou em queda de 2,98 por cento, entre as principais baixas do índice. Mais cedo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que os recursos para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida vão se esgotar em junho e a continuidade dependerá de aportes.

Tags:

bolsa | mercado