LONDRES, 23 Abr (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo tocavam as máximas desde novembro nesta terça-feira, depois que Washington anunciou o fim das isenções de sanção de importação de petróleo do Irã, pressionando os importadores a encerrar as compras de Teerã.
O petróleo Brent subia 0,33 dólar, ou 0,45 por cento, a 74,37 dólares por barril, às 11:37 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,69 dólar, ou 1,05 por cento, a 66,24 dólares por barril.
Apesar do anúncio de Washington, a capacidade ociosa de outros fornecedores, como a Arábia Saudita, e uma possível continuidade de importações de petróleo iraniano pela China podem contrabalançar o mercado.
"A maioria das pessoa espera que a China continue a importar petróleo do Irã e talvez até aumente suas compras", disse o estrategista de commodities Bjarne Schieldrop.
"A Arábia Saudita também será capaz de contribuir para a oferta global", acrescentou ele.
Os Estados Unidos afirmaram na segunda-feira que vão eliminar em maio todas as isenções concedidas a oito economias que compram petróleo do Irã sem sanções, em uma medida que visa elevar a pressão para sufocar as receitas da República Islâmica.
REUTERS JRG