ASSINE
search button

Bradesco: Recessão na Argentina continuará pesando sobre as exportações brasileiras de veículos

Compartilhar

Em análise sobre a queda de 6,2% em termos anuais, no PIB da Argentina no último trimestre de 2018, o Departamento Econômico do Bradesco previu hoje, em seu Boletim Diário, que a retração do mercado consumidor argentino vai continuar impactando as exportações de veículos para o país vizinho. As vendas de veículos para o exterior caíram 41% em fevereiro e 65,5% no bimestre, sendo o maior freio justamente no mercado argentino, que respondia por mais de 70% da demanda. 

Veja a análise do Bradesco: “No quarto trimestre de 2018, a economia argentina registrou forte contração interanual, de 6,2% de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Os principais destaques ficaram por conta das quedas, na mesma base de comparação, de 25,0% dos investimentos e de 9,5% do consumo privado, ao passo que o setor externo contribuiu positivamente, com alta de 10,4% das exportações e recuo de 26,1% das importações. 

Na comparação com o período imediatamente anterior, a queda foi de -1,2%, já descontados os efeitos sazonais. Essa contração na margem é a quarta consecutiva. Em 2018 como um todo, a queda do PIB atingiu 2,5%. Para 2019, o quadro recessivo deve se manter: projetamos contração de 1,6%. Por fim, esse quadro continuará sendo um vetor contracionista para a atividade econômica no Brasil por causa do peso da Argentina no comércio internacional brasileiro - sobretudo no segmento de veículos”.