ASSINE
search button

Vale suspensa em Mangaratiba, no Rio

Compartilhar

Pela segunda vez neste início de 2019, ano, Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba interditou as operações da Vale na região e multou a empresa em R$ 30 milhões. De acordo com o secretário Antônio Marcos, os motivos para a interdição "são agora muito mais contundente do que a primeira. Após a primeira interdição em janeiro, quando o órgão encontrou "problemas de poluição com risco à saúde humana", a prefeitura notificou a mineradora. Nada foi feito. Agora, o município acionará, também, o Ministério Público Federal.

A Vale informa que irá tomar todas as medidas cabíveis para restabelecer as atividades no terminal portuário da Ilha de Guaíba, em Mangaratiba (RJ), que possuiria todas as licenças necessárias para a sua operação. Guaíba é o maior ponto de escoamento de produção da Vale no Rio de Janeiro, com capacidade para escoar 70 milhões de toneladas de minério de ferro/ano. Também em Mangaratiba, a mineradora opera o terminal da CPBS, com capacidade para 25 milhões de toneladas. Os dois portos de Mangaratiba, junto com o porto de Tubarão, no Espírito Santo, são utilizados para garantir o escoamento da produção dos sistemas Sul e Sudeste da empresa.

Guaíba é o maior ponto de escoamento de produção da Vale no Rio de Janeiro, com capacidade para escoar 70 milhões de toneladas de minério de ferro/ano. Também em Mangaratiba, a mineradora opera o terminal da CPBS, com capacidade para 25 milhões de toneladas. Os dois portos de Mangaratiba, junto com o porto de Tubarão, no Espírito Santo, são utilizados para garantir o escoamento da produção dos sistemas Sul e Sudeste da empresa.