ASSINE
search button

Theresa May faz um último esforço para tentar salvar acordo do Brexit

EMMANUEL DUNAND / AFP -
Theresa May
Compartilhar

Em um último esforço para salvar seu acordo do Brexit, a primeira-ministra britânica Theresa May viajou para Estrasburgo nesta segunda-feira para se encontrar com o presidente da Comissão Europeia, na véspera de uma votação crucial no Parlamento de Londres.

Após a retumbante rejeição do texto pelos deputados britânicos em janeiro, May prometeu renegociar com Bruxelas e reapresentar o acordo ao parlamento nesta terça-feira (12) 

Macaque in the trees
Theresa May (Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP)

 

Para isso, deve apresentar uma moção por escrito na Câmara dos Comuns antes das 19h00 (de Brasília) nesta segunda-feira.

Depois de dias de idas e vindas de ministros e funcionários entre Londres e Bruxelas, as negociações ficaram totalmente bloqueadas.

Então, depois de muita hesitação, May decidiu arriscar uma última cartada.

"A primeira-ministra acaba de partir para Estrasburgo para conversar com Jean-Claude Juncker", disse um porta-voz de Downing Street, acrescentando que ela deve chegar à cidade de França, sede do Parlamento Europeu, por volta das 18h00 (de Brasília).

Isso não significa que eles vão selar um acordo, mas simplesmente que há uma base para uma nova discussão cara a cara, que deve começar apenas duas horas antes do prazo em Londres.

Após os contatos fracassados dos últimos dias, várias autoridades europeias consideraram que a UE já ofereceu tudo o que estava em suas mãos e que a bola está agora campo britânico.

É o caso do negociador europeu, Michel Barnier, que afirmou nesta segunda-feira que agora as negociações do Brexit devem acontecer "entre o governo e o Parlamento britânicos".

"Nós fizemos propostas construtivas (...) Conversamos todo o fim de semana e, agora, as discussões, as negociações são entre o governo em Londres e o Parlamento britânico", declarou à AFP.

O cenário de um Brexit com acordo está em um beco sem saída desde que Westminster rejeitou o acordo concluído entre Londres e a UE e exigiu que a primeira-ministra britânica, Theresa May, negociasse novas garantias

Na sexta-feira, Barnier indicou que a UE expôs a Londres sua disposição de dar um "valor jurídico vinculante" aos compromissos alcançados em uma carta dos presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão, Jean-Claude Juncker.

As equipes de negociação da UE e do Reino Unido tiveram "conversações técnicas" durante o fim de semana para tentar alcançar um compromisso, mas sem sucesso. De acordo com uma fonte europeia, as discussões não foram retomadas na segunda-feira.

Theresa May e Jean-Claude Juncker conversaram por telefone no domingo à noite e concordaram em permanecer em contato nesta segunda-feira, véspera da nova apresentação pela primeira-ministra britânica do acordo de divórcio ao Parlamento.

A oposição dos deputados britânicos se concentra no mecanismo idealizado para evitar o retorno de uma fronteira para bens entre Irlanda - país da UE - e a província britânica da Irlanda do Norte.

O Parlamento britânico teme que por esta salvaguarda, que busca preservar também o acordo de paz de Sexta-Feira Santa de 1998, o Reino Unido fique preso nas redes de um território alfandegário com a UE que impeça o país de negociar acordos comerciais com terceiros.

May enfrenta nesta terça a possibilidade de outras humilhante derrota, o que pode fazer, inclusive, que tenha de deixar seu cargo.

acc/cn