ASSINE
search button

Automóvel, freio para a Argentina e ao Brasil

Compartilhar

O Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina (Indec) destaca, em seu relatório sobre a produção industrial, a magnitude da fraqueza nas vendas de automóveis ao Brasil. Segundo o Indec, houve queda de 41,2% em janeiro, na comparação anual, das vendas ao país. O mercado brasileiro representa 58,7% do total de unidades exportadas pela Argentina em janeiro de 2019.

O número se refere às unidades exportadas de automóveis e utilitários. Em relação ao mundo todo, as vendas argentinas recuaram 28,9% frente a janeiro de 2018. Em nível local, as vendas a concessionárias de automóveis e utilitários nacionais caíram 54,1% em janeiro ante o mesmo mês de 2018, segundo dados da Associação de Fábricas de Automotores (Adefa), citados pelo Indec.

O mercado opera em mão dupla. Do lado brasileiro, o quadro também é ruim. A Argentina absorve 70% das exportações do Brasil. Mas em 2018 houve queda de 17,9% nas vendas de automóveis made in Brazil ao vizinho. Em janeiro houve queda de 10,9% frente a janeiro de 2018.