ASSINE
search button

Ford fecha fábrica em SP

Montadora sairá do mercado de caminhões; 2,8 mil trabalhadores serão demitidos

Divulgação -
Fábrica da Ford de São Bernardo do Campo é a mais antiga unidade da montadora no Brasil
Compartilhar

São Paulo - A Ford anunciou ontem que vai encerrar a operação da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Com a decisão, a montadora deixa de atuar no segmento de caminhões, onde era a quarta em produção, com 950 unidades em janeiro, segundo dados da associação das montadoras, a Anfavea. O mercado é liderado pela Mercedes Benz, que produziu 2.084 unidades, sobretudo pesados e superpesados, seguido pela MAN (grupo Volkswagen), com 1.669 unidades e a Scania, que fabricou 953 caminhões entre pesados e superpesados. A também sueca, Volvo, que controla a Scania, vem a seguir com 734 caminhões.

A Ford mantém a fábrica de veículos totalmente automatizada em Camaçari, junto ao porto de Aratu, na Bahia, inaugurada em 2001, onde poderá vir a produzir caminhões. E chassis para ônibus, segmento onde não atua no Brasil, mercado que produziu 1.583 unidades em janeiro e é dominado por mais de 50% pela Mercedes-Benz, seguido pela MAN (454) e pela gaúcha Agrale (258 unidades), também pelos dados da Anfavea.

Segundo nota da Ford, o fim da operação representa "um importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul". A empresa explicou que a decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. "A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável", afirma a nota. Na época em que a empresa fechou a produção de automóveis em São Bernardo, em 2001, no final do governo FHC, os metalúrgicos protestaram, mas foi a moderna fábrica da Bahia, junto ao porto que facilitou o retorno da competitividade à Ford no segmento de automóveis.

Macaque in the trees
Fábrica da Ford de São Bernardo do Campo é a mais antiga unidade da montadora no Brasil (Foto: Divulgação)

"Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos", disse o presidente da montadora para a América do Sul, Lily Watters, no comunicado.

O mercado de caminhões entrou em franca retração no Brasil sendo fortemente afetado pela recessão de 2015 e 2016. Em 2014 foram produzidas 139,7 mil unidades. Em 2017 o número tinha caído para 83 mil veículos de carga. Já em 2018 houve reação para 105,5 mil unidades. Mas o mercado ainda está 24% abaixo de 2014. E a queda atingiu mais a Ford. Há dois anos, a Mercedes também cogitou de fechar a produção de caminhões pesados no Brasil para concentrar a produção na Turquia, país que atenderia a Ásia e a Europa. Mas o mercado reagiu a os planos foram deixados de lado.

Segundo a Ford, o fim da fábrica de São Bernardo se junta a outras iniciativas recentes que fazem parte da reestruturação em andamento na América do Sul, como redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região.

O encerramento das atividades da unidade representa a demissão de 2,8 mil trabalhadores, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. (Com Estadão Conteúdo)