ASSINE
search button

Setor elétrico será flexível e harmonioso entre governo e privados, diz documento

Marcello Casal jr/Agência Brasil -
Linhas de transmissão de energia
Compartilhar

O modelo para o setor elétrico a ser perseguido pelo governo Jair Bolsonaro promete uma "estrutura dinâmica, flexível e harmoniosa" com a participação "governamental e de agentes privados". A informação faz parte da mensagem enviada pelo presidente Bolsonaro ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, 4.

No trecho dedicado ao setor, o documento reforça o discurso da equipe econômica ao prometer a redução de "encargos e subsídios que impactam o preço final da energia elétrica". Ao mesmo tempo, o governo quer oferecer ao mercado privado "participação crescente na formação de preços da energia".

Macaque in the trees
Linhas de transmissão de energia (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Sobre a matriz energética, o documento cita a intenção do governo de ampliar a diversificação das fontes "a partir de fundamentos científicos, tecnológicos e funcionais acerca de suas propriedades e benefícios". O documento destaca que o plano do governo para o setor elétrico contempla "respeito pleno aos pilares de sustentabilidade (ambiental, social e econômico)".

O esforço, diz o documento, pretende "viabilizar uma trajetória estratégica, sistêmica e efetiva de expansão do parque elétrico nacional como base sólida para o desenvolvimento do País".