ASSINE
search button

O empresário Fábio Carvalho é o novo dono do Grupo Abril, que edita a revista VEJA.

Negócio precisará da autorização do Cade e de recursos para reestruturar a empresa

Compartilhar

O empresário Fábio Carvalho fechou nesta quinta-feira 20 um acordo para adquirir o Grupo Abril, que edita várias publicações entre elas a Revista Veja.

Em agosto, o Grupo Abril, maior editora de revistas do país,  pediu recuperação judicial e anunciou a reformulação de seu portfólio de marcas como parte do processo de reestruturação que já estava  em curso na empresa. O objetivo seria "garantir sua saúde operacional em um ambiente de profundas transformações tecnológicas, cujo impacto vem sendo sentido por todo setor de mídia"

Na ocasião, a Abril informou que  passaria a se concentrar nos seguintes títulos: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, M de Mulher, VIP e Placar. A lista soma 15 publicações.No site da Abril, constam 24 títulos, entre revistas impressas e sites.

Sobre a negociação para venda, a direção do Grupo Abril divulgou nesta quinta-feira(20) a seguinte nota oficial.

O empresário Fábio Carvalho e os atuais acionistas do Grupo Abril assinaram, nesta data, contrato prevendo a aquisição de 100% das ações do Grupo Abril. Este contrato também prevê condições que devem ser cumpridas previamente à efetivação do negócio, dentre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e a injeção de novos recursos na companhia para o financiamento dos esforços de reestruturação. Após a concretização da transação, Fábio Carvalho assumirá o controle societário e ocupará a posição de CEO do Grupo.

O advogado Fábio Carvalho foca suas atividades empresariais na aquisição de companhias em crise financeira com o objetivo de conduzir amplas reestruturações e trazê-las novamente ao estado de estabilidade e crescimento. Ele tem participações em empresas de vários setores que, juntas, faturam mais de R$ 4 bilhões por ano e empregam mais de 46 mil pessoas. Entre seus investimentos, estão as Lojas Leader e a Casa & Vídeo. 

No negócio com a editora, contará com a estrutura da Legion Holdings, sociedade de investimentos que fundou, composta por um time de especialistas em renegociações de dívidas e transformações operacionais. Uma vez concretizada a transação, a nova equipe se juntará a executivos do Grupo Abril, bem como aos profissionais da Alvarez & Marsal, hoje responsáveis pela coordenação dos esforços de superação da crise pela qual passam as companhias do Grupo."

"A história do Grupo Abril está intimamente relacionada com os grandes eventos políticos e econômicos que marcaram a história do Brasil nas últimas décadas. A capacidade e importância jornalística do Grupo é inegável. Não temos dúvida dos méritos e qualidades que permeiam as companhias do Grupo e que serão os pilares sobre os quais nos apoiaremos para superar os grandes desafios que se apresentam” afirma Carvalho.

“Com a venda do Grupo Abril para Fábio Carvalho, a família Civita delega a ele a tarefa de administrar os desafios e as oportunidades que estão no horizonte da nova mídia. Fábio reúne as características de empreendedor e a visão de negócio que os novos tempos exigem. Desejamos a ele muito sucesso”, declara Giancarlo Civita.

As partes estimam que o negócio seja inteiramente concluído no mês de fevereiro.