ASSINE
search button

Toyota vai fazer o carro híbrido no país

Compartilhar

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer participou ontem do lançamento da tecnologia para a produção do primeiro veículo híbrido flex do mundo em cerimônia no Palácio do Planalto. A montadora japonesa Toyota anunciou que investirá cerca de R$ 1 bilhão em sua unidade no Brasil para o desenvolvimento dos carros, que serão movidos a eletricidade e etanol ou gasolina.

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, afirmou que a nova tecnologia contribuirá para um ambiente mais limpo e estimulará o conhecimento científico. A Toyota fez parcerias com universidades brasileiras.

O presidente da Toyota para a América Latina, Steve St. Angelo, ressaltou que o projeto está em linha com o programa Rota 2030, sancionado por Temer na terça feira. Entre as medidas aprovadas está a redução de até três pontos percentuais do IPI para carros híbridos com tecnologia que permita o uso de etanol. Esse tipo de veículo já tinha sido beneficiado recentemente com outra redução de IPI.

A empresa não anunciou qual modelo será produzido com a nova tecnologia, mas o mercado aposta no sedã Corolla, embora a montadora tenha feito localmente diversos testes com um Prius, que é importado e usa apenas gasolina no motor que gera energia

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a utilização de biocombustível fará com que as emissões dos veículos elétricos brasileiros sejam um terço menores do que as dos veículos elétricos europeus.